Estiveram cerca de 1.200 pessoas na Fleet Europe Summit 2019, no Estoril, que encerrou ontem com a tradicional cerimónia de entrega de prémios e jantar.

Uma vez mais, estimular a inovação e celebrar o sucesso foram os motes deste evento dedicado ao sector das Frotas e da Mobilidade.

A Fleet Europe Summit 2019 serviu para os participantes estabelecerem relações de networking e aprofundarem conhecimentos e experiências. Os participantes foram ainda convidados a testarem os últimos modelos elétricos e Plug-in hybrids disponíveis no mercado.

Da Fleet Europe Summit 2019, destaque para algumas declarações:

“Agora sou chamado o ‘Pai do MaaS’ (Mobilidade-como-um-Serviço), mas quando expliquei o conceito há 13 anos, eu fui o bobo da corte”
– Sampo Hietanen, CEO da MaaS Global

“Queremos avançar duas vezes mais rápido do que o mercado”
– Alain Van Groenendael, CEO da Arval sobre a aquisição de veículos elétricos

Fleet Europe Awards

Quanto aos Fleet Europe Awards, organizados pela Fleet Europe, estes prémios reconhecem os avanços feitos por gestores de frota, fornecedores e start-ups no sector da gestão de frotas.

Numa cerimónia que teve lugar no Casino Estoril e que contou com mais de mil participantes, eis a lista de vencedores dos Fleet Europe Awards:

  • Gestor de Frota do Ano (Global)
    Jorge Fernández
    , Global Category Manager Fleet na Roche. O prémio foi entregue por Stefan Herbert, Senior Manager of International Corporate Sales da Mercedes-Benz.
    Com a ambição de reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes em 20% durante os próximos três anos, Jorge Fernández e a sua equipa convenceram o júri dos prémios com a análise feita ao custo deste tipo de iniciativas da Roche.
  • Gestor de Frota do Ano para a Otimização (Europeu)
    Arnaud Willing-Salleron
    , Group Fleet Director na Veolia e o seu colega Wilfried Duchez, Fleet Deputy Director na Veolia foram os vencedores. O prémio foi entregue por Nuno Coutinho, Sales Vice President na DS Automobiles.
    A destacar no trabalho da Veolia está a equipa 100% dedicada à gestão de frotas e pronta a reportar ao CPO global do Grupo.
  • Gestor de “Frota Verde” do Ano (Europeu)
    O primeiro gestor de frota a receber este galardão – focado nos aspetos ambientais da gestão de frotas – foi Andy Leeden, Global Fleet Category Manager na AstraZeneca. O prémio foi entregue por Mark Howlett, Fleet Sales Manager na Kia Motors Europe.
    Com a missão de criar soluções de frota sustentáveis, garantindo uma mobilidade da força de trabalho segura e económica, Andy Leeden alcança este prémio pelos esforços conseguidos na aquisição de soluções eletrificadas para a sua frota.
  • Gestor de Frota de Mobilidade Inteligente do Ano (Europeu)
    Jarno Pajunen
    , Global Category Manager na Nokia, recebeu o prémio das mãos de Sven Kunath, Head of Group Fleet Sales International na Volkswagen Group.
    A estratégia de frotas da Nokia é hoje mais do que carros de empresa – combina Viagens, Frotas, Mobilidade e Viagens para o trabalho. A Nokia alterou o paradigma de Gestão de Frotas para um paradigma de MaaS e até mesmo como BaaS (Benefício-como-um-Serviço), afetando assim o TCO, reduzindo a pegada de carbono e oferecendo soluções que vão ao encontro dos colaboradores Nokia.
  • Gestor de Frota de Segurança do Ano (Europeu)
    O vencedor desta categoria foi John Dmochowsky, Global Fleet Manager na Mondelez International. O prémio foi entregue por Edward Kulperger, Senior Vice President da Geotab.
    A segurança é uma condição para a empregabilidade, na Mondelez. Qualquer acidente ou lesão é inaceitável. A frota da Mondelez abraça esta cultura e garante veículos seguros e formação constante com vista à melhoria das aptidões ao volante.
  • Gestor de Frota e Mobilidade do Ano (Europeu)
    Jarno Pajunen
    foi distinguido, além de ter vencido a categoria de Gestor de Frota de Mobilidade Inteligente do Ano, com este galardão. O prémio foi entregue por Stuart Donnelly, Senior Director – Group Corporate Sales na Sixt SE.
  • Prémio de Inovação Fleet Europe
    Este é um prémio que é entregue a um fornecedor de frotas e mobilidade que tenha lançado uma solução inovadora no que respeita a política de veículos, implementação, consciência ambiental, segurança e mobilidade.
    Foram distinguidas três soluções e todos os prémios foram entregues pela mão de Alessandro Grosso, Head of FCA Fleet & Business Sales EMEA.
    O vencedor foi a ALD Automotive, com o ALD Move, uma app MaaS que fornece tempos de viagem reais e aconselha no sentido de melhorar e otimizar a mobilidade modal do seu utilizador.
    O segundo lugar foi para a Arval, com o Arval Car Sharing, uma solução digital para as necessidades de mobilidade das empresas e dos seus colaboradores.
    O terceiro prémio foi entregue à C-Bond Systems, uma nanotecnologia patenteada à base de água, não-tóxica, criada para aumentar a integridade estrutural do vidro.
  • Start-Up de Mobilidade Inteligente do Ano
    Entregues por Edwin Maria Colella, VP Mobility Sales & Marketing na Octo, estes prémios visam premiar soluções disruptivas.
    O primeiro prémio foi entregue à Vaigo, uma start-up belga que permite aos seus colaboradores a implementação de políticas de mobilidade mais flexíveis.
    A Nauto conquistou o segundo prémio, com uma solução que avalia como é que os condutores interagem com o veículo e com a estrada.
    Outra empresa conquistou o segundo prémio – a Chargery, uma plataforma dedicada à mobilidade futura.
  • Prémio de Remarketing Automóvel Fleet Europe
    A ProovStation venceu esta categoria. Uma empresa que está a automatizar os processos de Inspeção Periódica Obrigatória.
    O prémio foi entregue por Marcel De Rycker, Managing Director na International Warranty Solutions.

Numa última nota, Michel Taride faz agora parte do Hall of Fame da Fleet Europe. O Hall of Fame da Fleet Europe celebra os peritos da indústria que contribuíram para o profissionalismo e desenvolvimento da indústria das frotas e da mobilidade. O prémio foi entregue por Jorgen Mertens, Fleet International Key Account Manager da Michelin.

Michel Taride foi Presidente da Hertz International e tem 38 anos de carreira no mercado do aluguer de carros.

Em 2020

A Fleet Europe Summit será em Dublin, na Irlanda, a 17 e 18 de novembro do próximo ano.