O novo Volkswagen e-up! já está disponível em Portugal. O novo compacto 100% elétrico da marca alemã tem uma autonomia máxima de 261 km e foi equipado com uma nova bateria com capacidade de 32,3 kWh.

O novo e-up! “representa mais um passo na ofensiva elétrica em curso da marca”, diz a Volkswagen.

As células de bateria do novo e-up! foram renovadas e a sua capacidade duplicou (anteriormente tinha uma capacidade de 18,7 kWh). O consumo médio de energia do novo Volkswagen e-up! é de 12,7 kWh/100 km.

Trata-se de uma bateria de iões de lítio posicionada entre os eixos, no piso inferior do veículo, com uma garantia Volkswagen de oito anos ou 160.000 km.

Carregamentos

A Volkswagen garante estas opções:

  • Doméstico: 230V (até 16 amperes), com uma duração de 15 horas para carregar dos 0 aos 100% da carga
  • Wall Box e estações de carregamento públicas: potência de 11 kW AC (até 16 amperes), sendo precisas entre quatro e cinco horas para carregar dos 0 aos 100%
  • Postos de carregamento rápidos: potência até 40 kW DC (até 125 amperes), sendo que é necessário menos de uma hora para carregar até 80% da bateria

volkswagen e-up!

Modos de condução

O motor elétrico do e-up! tem uma potência de 61 kW (82 cv) e um binário máixmo de 212 Nm. A velocidade máxima é de 130 km/h e o condutor tem à sua opção três modos de condução: o modo “Normal” e os programas “Eco” e “Eco+”.

  • No modo Eco, a potência do motor elétrico é reduzida para 50 kW (68 cv) e o binário é também ele reduzido para 167 Nm, enquanto a velocidade máxima é limitada aos 115 km/h e o AC é desligado
  • Já o modo Eco+ limita a potência do motor elétrico aos 40 kW (54 cv) e o binário aos 133 Nm, sendo a velocidade máxima reduzida para 90 km/h

Recuperação de energia

Através dos modos de condução do e-up! é possível estabelecer a sua autonomia utilizando o sistema de travagem regenerativa.

O nível D não tem recuperação da travagem regenerativa, porém os níveis D1, D2, D3 e B permitem um estilo de condução elétrica com travagem regenerativa. No nível D1, pode ser retardada intencionalmente a desaceleração, aliviando a pressão do acelerador. Já nos restantes níveis, a desaceleração através de travagem regenerativa assegura a ativação automática das luzes de travagem.

Garante a Volkswagen que, caso a bateria esteja totalmente carregada, não é regenerada nenhuma energia de travagem.

volkswagen e-up!

Equipamento de série

O e-up! oferece:

  • Seis airbags (airbag para condutor e passageiro, airbags de cabeça para passageiros dianteiros e traseiros e airbags laterais dianteiros)
  • Lane Assist
  • Programa de Estabilidade Eletrónica
  • Assistente de subida
  • ABS
  • Deteção de ocupação dos bancos traseiros
  • Aviso de sinal de trânsito através de mapas do sistema Maps + More (app disponível para download em iOS ou Android)

volkswagen e-up!

Diz a Volkswagen que até 2025 pretende produzir um milhão de veículos elétricos. “Assegurar a liderança deste mercado com mais de 20 veículos elétricos” é o compromisso da marca alemã.

O novo Volkswagen e-up! tem preços a partir dos 22.763 euros (a sua anterior versão tinha um preço base de 26.259 euros, sem despesas administrativas). A Volkswagen diz que é ainda necessário contar com os benefícios fiscais para a mobilidade elétrica.