A Hyundai e a Kia anunciaram um investimento estratégico de 100 milhões de euros numa parceria com a Arrival, uma startup dedicada ao fabrico de veículos elétricos (VE) no Reino Unido.

Através desta parceria, a Hyundai e a Kia planeiam introduzir nas suas gamas furgões elétricos e outro tipo de produtos destinados a operações logísticas ou empresas de transportes de passageiros.

A plataforma elétrica da Arrival pode ser adaptada a múltiplas categorias de veículos e é essa a vertente que a Kia e a Hyundai procuram, em parceria com a Arrival, explorar.

Albert Biermann, presidente e diretor da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, bem como Denis Sverdlovsk, CEO da Arrival, assinaram o contrato para o investimento e desenvolvimento de veículos elétricos na sede da Hyndai e da Kia, em Seul. Para este investimento de 100 milhões de euros, a Hyundai contribuirá com 80% do valor, ao passo que a Kia contribuirá com 20% do valor.

“Espera-se que o mercado europeu de veículos amigos do ambiente cresça rapidamente – dada a introdução de normas europeias de emissões (…) e é através do desenvolvimento de veículos comerciais elétricos com a Arrival que seremos capazes de competir e estabelecermo-nos no mercado global de veículos amigos do ambiente”, diz Biermann.

Youngcho Chi, o presidente e diretor do Departamento de Inovação do Hyundai Motor Group, disse à luz deste acordo que este investimento é parte de uma estratégia de inovação perseguida pela Hyundai e pela Kia.

A Arrival possui fábricas e centros de Pesquisa e Desenvolvimento nos EUA, Alemanha, Singapura, Rússia e Reino Unido. O sucesso da empresa britânica reside na sua plataforma ‘skateboard’ com uma estrutura modular que permite a incorporação de um pack de baterias, um motor elétrico e componentes de transmissão.

Esta plataforma permite acomodar múltiplos tipos de veículos e pode ser utilizada para acelerar o desenvolvimento do veículo com vista a ir ao encontro das especificidades requeridas pelo cliente.