A Nissan apresenta a e-4ORCE, uma tecnologia de controlo de tração integral e motor duplo criada para aumentar o desempenho dos seus veículos elétricos (VE).

Traduzindo, o “e” representa as tecnologias 100% elétricas Nissan e o “4ORCE” (que a marca diz ser pronunciado “force”) simboliza a potência e a energia física. O número 4 remete para o controlo de tração integral.

Em que consiste?

A tecnologia e-4ORCE proporciona binário instantâneo às quatro rodas e uma potência equiparável, segundo a Nissan, a muitos automóveis desportivos.

Os engenheiros da Nissan desenvolveram a e-4ORCE para gerir a potência e o desempenho em travagem do automóvel elétrico de forma suave e estável. Para isso recorreram à experiência adquirida no desenvolvimento de tecnologias como o ATTESA E-TS, um sistema de repartição de binário presente no Nissan GT-R ou ao Sistema 4×4 Inteligente do Patrol.

Das melhorias conseguidas, Takao Asami, vice-presidente Sénior de Investigação e Engenharia Avançada da Nissan destaca o desempenho em curvas e a tração em superfícies escorregadias.

Esta tecnologia procura também minimizar a oscilação e os movimentos bruscos do automóvel, utilizando a travagem regenerativa dos motores dianteiro e traseiro.

O protótipo Ariya, o crossover 100% elétrico da Nissan, foi apresentado recentemente e está equipado com a tecnologia e-4ORCE.

Saiba quanto custam as baterias elétricas Nissan, quais os centros de reparação e os tempos de intervenção