Com um custo de aquisição de 27.482 euros mais IVA (sem despesas de transporte e legalização) no nível de equipamento Titanium, o Ford Kuga PHEV já está em pré-venda, disponível para encomenda.

Este é o preço para frotas e ENIs com contabilidade organizada.

Além de poderem deduzir o IVA da aquisição de modelos PHEV, por ficar dentro do 1.º escalão da Tributação Autónoma, sobre os seus encargos incide uma taxa de 5%, em vez dos 10%, já que se trata de uma viatura “plug-in”.

Promulgado Orçamento do Estado 2020: 1.º escalão da Tributação Autónoma até 27.500 euros

Face à atual situação vivida, a Ford Portugal não definiu ainda data certa de chegada ao nosso mercado.

Características principais do Ford Kuga Plug-in Hybrid

  • Motor de quatro cilindros a gasolina de 2,5 litros;
  • Motor elétrico síncrono (dados ainda não disponibilizados)
  • Bateria de iões de lítio;
  • Autonomia elétrica anunciada de 56 km (WLTP);
  • Potência máxima combinada de 225 cv;
  • Consumos e emissões CO2 em modo híbrido a partir de 1,4 l/100 km e de 32 g/km, respetivamente (WLTP).

A bateria de 14,4 kWh pode ser carregada:

  • A partir de uma ficha Menekes integrada no guarda-lamas dianteiro. Aproximadamente seis horas com o carregador disponibilizado com a viatura, de 3,6 kW;
  • Regeneração automática em andamento, por recuperação da energia cinética

Modos de condução

O condutor do Kuga pode ajustar a resposta do acelerador através dos modos de condução selecionáveis, bem como o peso da direção e o controlo de tração.

Estão disponíveis os modos Normal, Sport e Eco.

É possível escolher como e quando utilizar a energia da bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge.

Quando a bateria atinge o estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor elétrico.

ford kugaCom 16 cm de altura ao solo, o Ford Kuga Plug-in Hybrid dispõe, para pisos mais extremos:

  • Modo Slippery, para maior controlo em superfícies de baixa aderência (neve ou gelo);
  • Modo Deep Snow/Sand, para manter a tracção em superfícies macias e deformáveis, como areia, por exemplo.

Ford Kuga

Tecnologia presente no Ford Kuga PHEV

  • Sistema de Manutenção na Faixa com Assistente de Ângulo Morto que combina o Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) da Ford com o Sistema de Manutenção na Faixa
  • Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
  • Sistema Head-up Display (HUD)
  • Assistente de Estacionamento Ativo 2
  • Câmaras de Visão Alargada dianteiras e traseiras
  • Assistente de Manobras Evasivas
  • Assistente de Manutenção de Faixa
  • Alerta de Sentido Proibido
  • Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito

ford kuga

Dimensões

O novo Ford Kuga Plug-in Hybrid é mais largo e mais comprido do que o modelo anterior (44 mm e 89 mm respetivamente).

Além disso, possui mais 20 mm de distância entre eixos.

Nos lugares dianteiros, oferece mais espaço ao nível dos ombros (43 mm) e mais 57 mm ao nível das ancas.

Nos bancos traseiros, os passageiros ganham mais 20 mm de espaço ao nível dos ombros e mais 36 mm ao nível das ancas.

O habitabilidade também aumentou em altura: mais 13 mm nos lugares da frente e mais 35 mm nos lugares traseiros.

A capacidade da mala do Ford Kuga Plug-in Hybrid é de 411 litros, em vez dos 475 litros das versões com motor térmico. O banco traseiro permite deslocação longitudinal para aumentar em 67 litros o volume da bagageira.

Mais tarde também estará disponível uma versão híbrida full-hybrid, com tração integral além da dianteira desta versão.