O Fiesta mild hybrid é a grande novidade da nova gama do compacto da Ford.

A tecnologia mild hybrid de 48 volts integrada no novo Fiesta, que fica a fazer parte de uma gama de 18 soluções eletrificadas e que deverá estar completa até final de 2021, foi lançada pela primeira vez no Puma e está agora presente no compacto.

Em 2019 a Ford comercializou um total de 227.100 unidades do Fiesta na Europa

Disponível nas variantes de 125 e 155 cv, o bloco EcoBoost Hybrid possui um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG) que substitui o tradicional alternador. Graças a este sistema é possível recuperar e armazenar a energia que é perdida durante as travagens, por exemplo, para carregar a bateria de iões de lítio de 48 volts, arrefecida a ar, que complementa as componentes elétricas do veículo.

Segundo a Ford, o BISG de maior potência instalado no Fiesta mild hybrid permite que a tecnologia Start-Stop do Fiesta opere numa faixa mais ampla de cenários, o que garante melhores consumos.

Motorizações do novo Fiesta

(valores em ciclo WLTP):

  • 1.0 EcoBoost de 95 cv, com consumos médios de 5,0 l/100 km e emissões de CO2 de 114 g/km. Caixa manual de seis velocidades
  • 1.0 EcoBoost de 125 cv, com consumos médios de 5,6 l/100 km e emissões de 127 g de CO2/km. Caixa automática de sete velocidades
  • 1.0 EcoBoost Hybrid de 125 cv, com 5,0 l/100 km de consumos médios e 112 g/km de emissões de CO2. Caixa manual de seis velocidades
  • 1.0 EcoBoost Hybrid de 155 cv, com consumos médios de 5,0 l/100 km e emissões de CO2 nos 114 g/km. Caixa manual de seis velocidades
  • 1.5 TDCi de 85 cv, com consumos médios 4,3 l/100 km e emissões de CO2 de 114 g/km. Caixa manua de seis velocidades

Tanto as versões MHEV como as versões a gasolina são equipadas com o bloco 1.0 EcoBoost com desativação de cilindro – uma tecnologia que desativa automaticamente um dos cilindros quando a capacidade total do motor não é necessária, seja em descidas ou em velocidades cruzeiro. Isto traduz-se numa maior economia de combustível.

O novo Fiesta está disponível em carroçarias de três e/ou cinco portas e pode ser configurado nas versões de equipamento Trend, Titanium, Active (crossover de inspiração SUV), Vignale e ST-Line.

Tecnologia a bordo

A tecnologia modem FordPass Connect permite um controlo remoto das funções do Fiesta a partir de qualquer local, desde que se tenha acesso a um smartphone com ligação à internet (através da app FordPass).

Ao condutor, com a app FordPass, é ainda possível planear as viagens através das atualizações Live Traffic do sistema de navegação e operar, por exemplo, os sistemas de Abertura e Fecho de Portas e o Arranque Remoto (disponível nos derivativos Fiesta equipados com transmissão automática de sete velocidades).

A FordPass permite também a consulta do estado mecânico do Fiesta, como é o caso da verificação dos níveis de combustível, do estado do alarme, da pressão dos pneus e da vida útil do óleo.

Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, diz que através do sistema FordPass Connect, o cliente poderá, na palma da sua mão, abrir e fechar a viatura, saber onde a estacionou, consultar o último trajeto e assegurar-se de que tem combustível suficiente para a próxima viagem, “estando sempre pronto a partir para a estrada”.

PVP do Fiesta

Versão Motor Potência Transmissão PVP (em euros)
Connected 1.0 EcoBoost MHEV 125 cv 6 velocidades 20.408,14
ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV 125 cv 6 velocidades 21.964,17
ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV 155 cv 6 velocidades 22.423,82
Vignale 1.0 EcoBoost MHEV 125 cv 6 velocidades 26.585,77
Active 1.0 EcoBoost MHEV 125 cv 6 velocidades 22.215,79