A Fiat é clara: o novo E-Ducato será o porta-estandarte da Fiat Professional para a mobilidade elétrica e, acima de tudo, para a transição de “escolha de veículo” para “escolha de mobilidade”.

fiat e-ducato

O protótipo do novo comercial 100% elétrico da marca italiana foi apresentado há um ano, e desde então a Fiat Professional tem desenvolvido o E-Ducato tendo em conta todas as variáveis de utilização por diferentes tipos de clientes. As medições sob uma perspetiva de cliente foram feitas por uma equipa que analisou quilometragem, variabilidade de modelo para qualquer tipo de trabalho, consumo, emprego do veículo e temperatura.

O novo zero-emissões da Fiat foi projetado, diz a marca, “para garantir a sustentabilidade futura da mobilidade e dos negócios” e prepara-se para fazer par com o Ducato Natural Power, alimentado a gás natural, na oferta de sistemas de propulsão alternativos Fiat Professional.

Números

O E-Ducato propõe uma diversa gama de alternativas de carroçaria (furgão, chassis-cabine ou transporte de passageiros), com o mesmo volume de carga do Ducato convencional, entre os 10 e os 17 metros cúbicos, com uma carga útil que vai até 1.950 kg.

Estão disponíveis duas opções de baterias (três módulos, com 47 kWh de capacidade e uma autonomia de 250 km ou cinco módulos, com 79 kWh de capacidade e autonomia de 300 km) para o E-Ducato, além de ser proposto um carregador inteligente adaptável às configurações de carregamento AC e DC.

Ambos os conjuntos de baterias têm uma garantia de dez anos ou 240 mil km.

O Fiat E-Ducato vem equipado com um motor elétrico de 90 kW, capaz de disponibilizar um binário de 280 Nm. A velocidade máxima, essa, está limitada aos 100 km/h.

Tempos de carregamento

Bateria de três módulos de 47 kWh Bateria de cinco módulos de 79 kWh
7 kW 7h50m
11 kW 4h50m 8h
22 kW 2h25m 4h
50 kW 0h50m 1h25m

 

A Fiat preparou o E-Ducato para utilização profissional e garante que este comercial está “100% conectado” e capaz de responder às exigências profissionais e de eletrificação de qualquer tipo de cliente, desde veículo de serviço até frotas de dimensão considerável que usam sistemas de gestão de frotas.

fiat e-ducato

O E-Ducato será sujeito, nos próximos tempos, a testes de campo realizados por clientes parceiros da marca, em condições normais de trabalho.

A Fiat diz o E-Ducato está, com estes testes, a ser preparado para lançamento no mercado, com a abertura das encomendas nos principais mercados como primeira fase.