A LeasePlan foi uma das empresas a assinar, em parceria com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), o ‘Corporate EV adoption guide’ – um guia pensado para auxiliar as empresas na transição energética.

Disponível em https://wbcsdtools.org/goev/, o guia, que se foca, por exemplo, na eficiência energética da motorização elétrica, os benefícios ao nível dos custos e o potencial de descarbonização, representa mais um passo da gestora de frota no auxílio às empresas que pretendem alcançar as zero emissões em 2030.

Focado essencialmente nos veículos 100% elétricos (BEV), o guia refere, contudo, outras alternativas de motorização, como é o caso dos híbridos plug-in (PHEV) e veículos movidos a células de combustão de hidrogénio (FCEV).

LeasePlan renova solução de renting flexível FlexiPlan

O guia encontra-se dividido em duas partes: uma de enquadramento, no qual se destacam as principais razões para a transição para soluções eletrificadas, sejam elas a redução de custos e a melhoria da qualidade do ar e a saúde dos cidadãos, sem esquecer a proteção ambiental; A segunda parte representa as quatro fases da transição para o veículo elétrico. A saber:

  1. Iniciação, na qual são identificadas as oportunidades de transição (selecionam-se os veículos disponíveis no mercado, identificam-se subsídios ou benefícios fiscais associados e antecipa-se a forma de carregar esses mesmo veículos)
  2. Preparação, na qual se sugere que o gestor de frota suporte a sua decisão de transição para um veículo elétrico com estudos publicados e dirigidos a clientes que já tenham iniciado o caminho da transição energética
  3. Implementação, preferencialmente, deve contar com a implementação de um projeto piloto. É nesta fase que se procede ao desdobramento da infraestrutura de carregamento e, por outro lado, se formam e motivam os colaboradores da empresa para a transição
  4. Avaliação das métricas que coloquem as empresas a competirem para o benchmark do seu sector de atividade

A LeasePlan divulgou as conclusões do seu estudo Motorizações 2.0 e os resultados são claros: as empresas procuram cada vez mais soluções eletrificadas.

Pedro Pessoa, diretor comercial da LeasePlan, refere a importância do guia como ferramenta de apoio à transição para veículos elétricos num momento em que a mobilidade elétrica mostra sinais de aceleração em Portugal e no mundo.

“O aumento crescente da quota de mercado, o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos desde 1 de julho, que inautura uma nova era de carregamentos pagos nos postos de carregamento normal (PCN) de acesso público, são tudo sinais que antecedem a fase de crescimento e disseminação da mobilidade elétrica e que confirmam a necessidade de oferecer a informação a empresas e particulares que mostrem interessem em mudar”, conclui o responsável.