Chama-se Ariya e a Nissan diz que representa “o novo capítulo” na sua história – uma nova era, a dos crossover coupé de tração totalmente elétrica.

Veja o vídeo de apresentação:

 

O novo Ariya foi apresentado em Yokohama, no Japão, e é o primeiro crossover totalmente elétrico da Nissan, que admite querer oferecer uma aceleração “suave e poderosa”, conjugada com um funcionamento silencioso e um habitáculo acolhedor e luxuoso.

O Ariya é o primeiro modelo de produção a representar a nova identidade da marca Nissan, que passa, a partir de agora, a integrar de série a eletrificação, o acondicionamento otimizado da plataforma e a tecnologia de IA totalmente integrada do automóvel.

O Nissan Ariya é construído numa plataforma de automóvel elétrico – que será posteriormente utilizada noutros produtos da Aliança – e representa a Mobilidade Inteligente da Nissan, incorporando os três pilares da marca: “Energia Inteligente”, “Condução Inteligente” e “Integração Inteligente”. Uma estratégia que se baseia na melhoria da atratividade dos seus veículos aliada aos objetivos rumo a uma mobilidade zero emissões.

Galeria de imagens do Ariya:

Energia Inteligente

Sendo um veículo de transmissão totalmente elétrica, o Ariya inclui versões de tração às duas rodas e tração integral, possuindo uma capacidade de reboque até 1.500 kg.

O Ariya de 63 kWh de tração às duas rodas foi pensado para uma condução urbana e suburbana. Por seu turno, o Ariya de 87 kWh, também de tração às rodas dianteiras, expande a capacidade da bateria com um grupo motopropulsor otimizado e autonomia adicional para quem procure viagens mais longas.

Na versão de tração integral, o Ariya surje com as denominações e-4ORCE 63 kWh e e-4ORCE 87 kWh. No topo da gama, destaque ainda para o Ariya e-4ORCE 87 kWh Performance, com potência superior e “uma melhor combinação de desempenho e tecnologia”, diz a marca.

O Ariya possui três modos de condução (os modelos e-4ORCE incluem um modo adicional de Neve): Standard, Sport, Eco, todos eles auto-explicativos.

Nissan Ariya

Quanto a carregamentos, as versões de 63 kWh do Ariya incluem um carregador de 7,4 kW para utilização doméstica, ao passo que as versões de 87 kWh incluem um carregador trifásico de 22 kW para carregamento doméstico. O Ariya suporta carregamentos rápidos (DC) até 130 kW.

Nissan triplica o valor do incentivo para os Leaf e e-NV200 de 40 kWh

Estas são as especificações técnicas do novo Nissan Ariya:

Ariya 2WD

Ariya AWD – e-4ORCE

Bateria

63 kWh

87 kWh 63 kWh 87 kWh

87 kWh Performance

Potência 160 kW 178 kW 205 kW 225 kW 290 kW
Binário 300 Nm 300 Nm 560 Nm 600 Nm 600 Nm
Vel. Máx. 160 km/h 160 km/h 200 km/h 200 km/h 200 km/h
Autonomia Até 360 km Até 500 km Até 340 km Até 460 km Até 400 km
Tipo de carregamento

CCS (para a Europa)

Condução Inteligente

O novo Ariya inclui uma versão melhorada do sistema Nissan ProPILOT. Incluído como equipamento de série na segunda geração do LEAF, o ProPILOT é um sistema de apoio que auxilia os condutores a manterem a concentração na sua faixa de rodagem e a circularem no trânsito de pára-arranca da cidade, bem como a manterem a velocidade do veículo e a distância de segurança em relação ao veículo da frente em situação de condução em autoestrada.

Associado ao Navi-link, o ProPILOT é capaz de proporcionar uma viagem mais confortável durante condução em autoestrada em faixa única.

Também introduzido pela primeira vez no LEAF, o sistema e-Pedal permite que o condutor efetue o arranque, acelere e desacelere até parar utilizando apenas o pedal do acelerador. O e-Pedal funciona iniciando uma ação do motor elétrico para começar o processo de desaceleração do veículo quando soltar o pedal do acelerador e, em seguida, imobiliza-lo.

Nissan Ariya

No Ariya equipado com e-4ORCE, o binário regenerativo é distribuído não só para as rodas da frente como para as de trás, o que permite uma condução mais tranquila ao travar até uma imobilização total.

A Nissan aperfeiçoou a tecnologia de controlo de precisão e os motores elétricos duplos do sistema e-4ORCE para otimizar o conforto ao volante. “Ao tirar partido da resposta de controlo do motor do e-4ORCE, conseguimos controlar o movimento do automóvel assim que os travões são acionados, proporcionando a todos os ocupantes, principalmente aos passageiros, uma viagem estável e suave”, disse Ryozo Hiraku, diretor técnico da divisão de engenharia de automóveis elétricos e grupos motopropulsores da Nissan.

Além de otimizar a distribuição de binário dianteiro e traseiro, este sistema aplica controlo de travagem independente a cada uma das quatro rodas, o que maximiza a aderência em curva e proporciona trajetórias fiéis às reais intenções do condutor, reduzindo os ajustes necessários à direção.

Plano de reestruturação da Nissan passa por reduzir capacidade de produção em 20%

Integração Inteligente

Equipado com as mais recentes novidades da marca em termos de conectividade, o Ariya inclui uma nova interface homem-máquina e atualizações de firmware Over The Air. Além disso, possui um assistente pessoal inteligente da Nissan com reconhecimento de voz híbrido com tecnologia de compreensão de linguagem natural avançada, o que auxilia o condutor e a sua interação com o veículo durante a condução.

Um dos exemplos que a marca salienta como tradução de uma Integração Inteligente é a possibilidade do proprietário do Ariya poder verificar o estado da bateria do seu veículo remotamente. Por outro lado, utilizando o Planeador de Rotas, por exemplo, o sistema envia lembretes e auxilia na condução, monitorizando as condições da estrada e sugerindo percursos alternativos para tempos de viagem reduzidos.

Utilizando a app NissanConnect, a calibração dos controlos de climatização do Nissan Ariya pode ser definida de acordo com as preferências do condutor mesmo antes de entrar no veículo.

Utilizando a Chave Inteligente, basta ao condutor aproximar-se do Ariya para este destrancar as portas e acender as luzes dianteiras e traseiras, bem como o emblema da Nissan, o que revela que o veículo detetou a presença do seu condutor.

Nissan Ariya

De notar ainda a possibilidade de guardar, na memória da Chave Inteligente, o perfil do condutor: posição do volante, banco e consola central de deslizamento automático são ajustados à medida do condutor.

Por fim, ao dizer “Olá, Nissan”, os ocupantes podem requerer informações do automóvel e gerir toda a sua rota de viagem, incluindo a pesquisa verbal de pontos de interesse. Outras funções, como a seleção de uma lista de reprodução de música ou a regulação da temperatura do habitáculo, podem também ser feitas verbalmente.

O sistema inclui conectividade integrada 4G.

Ainda não há preços exatos nem data certa para o arranque 100% elétrico do Ariya no mercado português.