O novo Mercedes-Benz eVito Tourer é a mais recente aposta zero-emissões da marca alemã para o transporte de passageiros até nove lugares.

O eVito Tourer faz parte de uma estratégia de lançamento de veículos sem emissões de gases locais nos segmentos de mid-size vans e large-size vans, além de beneficiar da fiscalidade portuguesa para veículos elétricos a bateria (BEV): não está sujeito a ISV, IUC e Tributação Autónoma (no caso de empresas ou singulares da categoria B com contabilidade organizada).

Já disponível para encomenda (com chegada aos concessionários em novembro), o eVito Tourer possui o design visual do irmão mais velho Vito, mas equipado com um motor elétrico de 150 kW (204 cv), 362 Nm de binário máximo e uma bateria de iões de lítio (montada sob o piso, não restringindo o espaço interior) com uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh, o que garante a este 100% elétrico uma autonomia combinada de 358 km. O consumo de energia elétrica anunciado pela marca é de 27,9 kWh/100 km.

eVito Tourer

O novo Mercedes-Benz eVito Tourer será comercializado em Portugal a partir dos 58.600 euros (preço sem IVA) e inclui contrato de manutenção programada incluído, válido durante quatro anos ou quatro serviços (o que ocorrer primeiro).

Vai estar disponível em duas variantes de carroçaria com diferentes comprimentos:

  • Standard: 5,14 metros
  • Longo: 5,37 metros

Os bancos podem ser configurados com até nove lugares ou com bancos traseiros face-a-face.
Com dois bancos corridos no compartimento dos passageiros traseiros, é possível tornar o eVito Tourer num veículo de transporte pendular.

Amazon encomenda frota de 1.800 furgões elétricos à Mercedes-Benz

Recarregar o eVito Tourer

Quanto a carregamento, o Mercedes-Benz eVito Tourer possui um carregador de bordo de corrente alternada de 11 kW. Feitos através da tomada CCS, no lado esquerdo do pára-choques dianteiro, os carregamentos registam os seguintes tempos:

  • Numa Wallbox ou num posto de carregamento público, corrente alternada, potência máxima de 11 kW – menos de 10 horas para carga completa
  • Num posto de carregamento rápido, em corrente contínua, potência máxima de 50 kW – 80 minutos para 80% da carga
  • Num posto de carregamento rápido, em corrente contínua, potência máxima de 110 kW – 45 minutos para 80% da carga

Também através da desaceleração ou travagem é possível carregar a bateria do eVito Tourer. A energia mecânica que resulta do movimento de rotação é transformada em energia elétrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão (recuperação). Mediante as patilhas localizadas atrás do volante, o condutor pode também influenciar o processo de recuperação de energia.

A nova funcionalidade de recuperação ‘D Auto’ assenta na máxima “conduza por antecipação e poupe energia”. A informação dos sistemas de proteção é interligada e a intensidade de recuperação de energia é ajustada em função da situação em tempo real, melhorando assim os níveis de conforto a bordo.

ENSAIO: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Equipamentos de série a destacar

  • Jantes de 17 polegadas
  • Airbag para condutor e passageiro
  • Sidebag para o condutor
  • Airbags cortina (condutor e passageiro)
  • Aquecimento do banco do condutor
  • Active Brake Assist
  • Attention Assist
  • Direção elétrica
  • Luzes de Circulação Automáticas
  • Cruise Control
  • Roda de Reserva
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus
  • Cabo de carregamento modo 3 (tipo 2, 3×3 2A) de quatro metros
  • Limitador de velocidade de 140 km/h
  • Sensor de chuva
  • Chamada de emergência Mercedes-Benz
  • Volante multifunções
  • Tomada de 12V

Como opcional, a Mercedes-Benz destaca o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC, que permite “maior conforto de condução, menor ruído e menor consumo de energia quando conduzido a maiores velocidades”.