A Volvo criou o Green Finance Framework, um plano, assente na emissão de títulos ou empréstimos “verdes” (green bonds e green loans), que permitirá ao construtor financiar os seus objetivos ambientais e consequente estratégia de eletrificação.

Este plano de financiamento exclusivamente destinado ao compromisso da Volvo com a sustentabilidade permitirá a obtenção de fundos diretamente destinados a projetos ambientais.

O Green Finance Framework vai especificar a forma como os projetos são identificados, selecionados e geridos, garantido uma maior transparência aos potenciais investidores.

A Volvo diz que a emissão do primeiro green bond será utilizada para financiar novos modelos de veículos elétricos (VE), novas plataformas de veículos e o aumento da capacidade de produção de baterias e modelos elétricos.

Novo Volvo XC40 Plug-In Hybrid no segundo escalão de TA

O plano ambiental da Volvo engloba todas as operações e produtos, o que significa que não se focará apenas na redução de gases de escape – englobará, também, as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.

Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars, diz que o Green Finance Framework permitirá que os investidores participem na transformação da Volvo Cars para um construtor de automóveis elétricos.

“O sector financeiro desempenha um papel fundamental no estímulo e apoio ao desenvolvimento sustentável”, diz, por seu turno, Carla de Geyseleer, CFO da Volvo Cars. “Temos planos de investimento ambiciosos para os próximos anos para transformar os nossos objetivos ambientais em realidade”, conclui.

A Volvo espera atingir 50% das suas vendas mundiais com veículos elétricos até 2025, sendo a restante quota preenchida com modelos híbridos.