A Mercedes-Benz está a lançar a eScooter, uma solução zero-emissões de micromobilidade que visa preencher as necessidades dos clientes da marca, particularmente em áreas urbanas.

O concessionário Soc. Com. C. Santos, com instalações na Maia, na zona do Grande Porto, já arrancou com a comercialização da Mercedes-Benz eScooter que, sendo equiparado a velocípedes, não obriga a homologação, pelo que pode circular na via pública. O PVP da Mercedes-Benz eScooter é de 1.250 euros (IVA incluído).

Atualmente a prestar serviços de mobilidade sustentável com a marca EQ (o smart EQ, o EQV e o EQC), a Mercedes-Benz apresenta a eScooter com a ideia de longevidade em mente. Graças aos componentes e materiais utilizados, a eScooter permite uma quilometragem superior a cinco mil quilómetros.

ENSAIO: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Apostar no quilómetro extra e na micromobilidade: a estratégia da marca alemã passa pela combinação inteligente de soluções sustentáveis de transporte. A eScooter preenche o espaço deixado pelas distâncias finais de viagens.

Como é a eScooter?

Lançada em colaboração com a Micro Mobility Systems AG, uma empresa suíça especializada em microveículos, é pensada para ser levada para qualquer lugar e não sobrecarregar o espaço público.

Com uma velocidade máxima de 20 km/h, graças a um motor elétrico de 500 W e uma bateria de 7.8 Ah, a eScooter é capaz de fornecer uma autonomia de até 25 km. A bateria é carregada entre três e três horas e meia utilizando uma tomada doméstica. Para 70% da carga são precisas duas horas ligada à corrente. No futuro, a Mercedes-Benz pretende oferecer uma ligação Bluetooth e uma base de carregamento para a bagageira dos seus veículos, permitindo assim o carregamento durante viagem.

A eScooter pode ser desdobrada mediante o pressionar do pé. O guiador também pode ser dobrado para baixo, permitindo ser transportada em transportes públicos, pesando aproximadamente 13,5 kg.

Com um deck amplo e um revestimento antiderrapante, a eScooter está equipada com suspensão dianteira e traseira e pneus de borracha de 20 cm de diâmetro. A coluna do guiador retrátil é ajustável à altura do condutor e o guiador inclui um acelerador no lado direito, um manípulo de travão do lado esquerdo e uma campainha. Ao centro está localizado um ecrã indicador de velocidade, o nível de carga da bateria e o modo de condução.

A capacidade de travagem é garantida graças ao travão de tambor traseiro e a um travão de pé na placa de proteção. Possui luzes dianteiras e traseiras para utilização em estrada pública, além dos refletores laterais.

No que respeita à conectividade, a eScooter pode ser conectada com a app Micro. Através de uma ligação Bluetooth, é fornecida no visor do smartphone informação útil ao condutor, como a velocidade, a distância percorrida, o tempo de condução e o estado de carga da bateria.

Galeria de imagens

Homologada para circular em estradas públicas alemãs, a eScooter cumpre todos os requisitos necessários, como a inclusão do suporte de placa de matrícula, a própria matrícula e a ABE (licença de utilização geral alemã). Para circular, é necessária a contratação de um seguro de responsabilidade.