O cartão de frota é uma ferramenta de pagamento segura que facilita o trabalho de quem gere as viaturas da empresa e também de quem passa o dia ao volante

O cartão de frota assumiu uma importância fundamental na gestão e otimização dos custos das empresas, quer se trate de grandes empresas ou de pequenos empresários e profissionais em nome individual (ENI).

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Por poderem adotar um modelo centralizado de custo, com relatórios detalhados das despesas associadas a veículos ou motoristas, os cartões de frota permitem uma simplificação do controlo das médias de consumo e do limite dos plafonds mensais a gastar. Assumem, por isto, o papel de aliado do responsável pela frota de qualquer empresa. Dependendo do número de viaturas do cliente e da modalidade contratada, a maioria dos prestadores deste tipo de serviço acrescentam à flexibilidade de pagamento e aos descontos uma panóplia de ferramentas de gestão que permitem um maior controlo do seu parque automóvel.

Com que vantagens contar?

As vantagens em matéria de faturação são diversas: o pagamento pode ser feito de forma segura e em diferido, o que representa mais-valias em termos de tesouraria, faturação e mobilidade dos motoristas. O cartão de frota dispensa o uso de fundos de maneio e a contínua (em desuso) apresentação de documentos comprovativos de despesa, facilitando o tratamento burocrático e mais demorado dos recibos.

A associação do cartão a uma só matrícula contribui também para a redução de fraude devido a uso indevido. E com sistemas de telemetria instalados nas viaturas, torna-se possível controlar, de uma forma bastante mais apurada, a gestão do custo por quilómetro da viatura.

É possível centralizar numa única fatura um período pré-estabelecido de gastos. E através dos relatórios detalhados que são exportados para os softwares de gestão de frotas, o gestor tem à sua disposição dados suficientes para analisar padrões de consumo para cada veículo de forma individual, por exemplo. Estes relatórios constituem uma ferramenta fundamental para efeitos de orçamentação, sempre que se desenvolvem atividades sujeitas a subcontratação de serviços ou necessidades temporárias de ampliação da frota.

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Porque dispensam fidelização os cartões de frota não têm custos de anuidade associados e permitem integração em apps, que simplificam processos como métodos de pagamento (mais seguros), identificação de postos de abastecimento ou carregamento mais próximos e monitorização de todas as compras, além de servirem de motivador para estímulo do auto-controlo das despesas.

Cabe ao gestor, contando com todas estas vantagens ao seu dispor, garantir que opta por uma rede de abastecimento geograficamente ampla, evitando a todo o custo o desvio de rotas para abastecimento, o que pode fazer cair drasticamente os benefícios de possíveis descontos ou garantias de preço acordadas com os operadores.

Nunca esquecer também que os cartões de frota podem incluir, além do combustível ou da faculdade de carregamento de veículos elétricos, o pagamento de lavagens, estacionamento, portagens e até serviços de cafetaria.