Entregas ao domicílio com zero emissões são “o novo normal”. A introdução de frotas de veículos comerciais ligeiros elétricos nas empresas de distribuição urbana marca as principais conclusões do mais recente whitepaper da LeasePlan.

Porque chegou o momento da transição para uma frota VCL elétrica” é o título do estudo da gestora, que destaca em primeiro lugar que, para resolver os problemas levantados pelo congestionamento urbano e poluição atmosférica, bem como pelo crescente aumento do número de entregas de encomendas ao domicílio, os governos europeus estão a estimular a transição para a condução elétrica.

Um veículo elétrico “custa” menos do que um a combustão, diz LeasePlan Car Cost Index 2020

O whitepaper da LeasePlan conclui que:

  • A criação de zonas de emissões reduzidas (ZER) e a limitação do número de veículos poluentes em áreas urbanas é cada vez mais uma constante, sendo facilmente contornada pelas empresas com a introdução de VCL elétricos nas suas frotas
  • Os fabricantes de Equipamento Original estão a começar a introduzir uma nova gama de veículos comerciais elétricos de médio e grande porte, na sequência de novas pesquisas que revelam que as empresas que realizam serviços de entrega de proximidade dão prioridade ao volume total de carga possível em vez da carga útil máxima
  • A autonomia da maioria dos VCL elétricos é suficiente para que possam completar um dia de entregas sem terem de ser recarregados (alguns fabricantes, nos seus modelos mais recentes, avançam com autonomias 100% elétricas de até 270 km)
  • O TCO dos VCL elétricos é cada vez mais competitivo, uma vez que os fabricantes estão a construir veículos elétricos de raiz, em vez de reconfigurarem modelos de combustão interna. A queda dos custos das baterias e a disponibilidade generalizada de benefícios fiscais e incentivos governamentais ajudam a melhorar a competitividade deste tipo de veículos em termos de custos

TCO: Ligeiros de Mercadorias L1

Tex Gunning, CEO da LeasePlan, refere que a confiança das pessoas nos serviços de entrega ao domicílio está a gerar um aumento do tráfego na distribuição de entregas nos centros de urbanos. “Os veículos comerciais elétricos são uma ótima forma de satisfazer esta procura crescente de serviços de compras online sem sacrificar a qualidade do ar nas nossas cidades”, diz o responsável.

Os veículos comerciais ligeiros constituem 22% da frota global da LeasePlan – dados do relatório anual da LeasePlan 2019. Tex Gunning refere que, depois da pesquisa feita pela gestora, existe agora uma gama de VCL elétricos “de próxima geração” que está a chegar ao mercado e que “pode transformar a mobilidade comercial urbana”.

“Não há desculpa para não trocar a sua carrinha branca por uma carrinha verde e fazer das entregas com zero emissões o novo normal”, diz Gunning sobre a adoção de frotas de veículos comerciais ligeiros elétricos.