Em março passado, a Dacia apresentava o showcar Spring Electric. Agora, seis meses depois a Dacia revela a versão de produção do 100% elétrico Spring Electric acompanhada de uma versão Cargo, destinada às entregas urbanas de último quilómetro (last mile).

dacia spring electric

A Dacia não tem reservas e revela que o Spring Electric, com início das encomendas previsto para a primavera de 2021, “será o citadino elétrico mais acessível do mercado”, visando tornar a mobilidade elétrica mais abrangente.

O Dacia Spring Electric será oferecido com bateria incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.

Dacia renova gama bi-fuel com motor TCe 100 ECO-G (c/ preços)

Galeria de imagens

SUV espaçoso

É o primeiro compacto citadino da Dacia, mas com linhas e atributos que o colocam lado-a-lado com a concorrência SUV, vendo as suas cavas das rodas alargadas, as barras de tejadilho, as proteções inferiores dianteira e traseira e uma maior altura ao solo (150 mm em vazio) a transmitirem uma sensação de maior robustez, sem nunca esquecer a vertente citadina, uma vez que possui contidas dimensões de 3,73 metros de comprimento, 1,62 metros de largura e 1,51 metros de altura.

Já no que respeita ao espaço a bordo, o Spring Electric oferece quatro lugares e um raio de 100 mm ao nível dos joelhos. Tem, na fila da frente, 23,1 litros de capacidade em espaços de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, as bolsas nas portas e os espaços na consola central.

Na bagageira, 300 litros de capacidade de carga (sem contar com espaço sob o piso, reservado para a opcional roda de reserva). Rebatendo o banco traseiro, a capacidade é aumentada para 600 litros.

dacia spring electric

Motorização elétrica

O motor elétrico que equipa o Spring Electric tem 33 kW (equivalente a cerca de 44 cv), um binário de 125 Nm e está acoplado a uma bateria com 26,8 kWh de capacidade, o que lhe conferirá uma autonomia anunciada de 225 km em ciclo WLTP; autonomia essa que pode ser aumentada em quase 10% recorrendo ao botão ECO situado no tablier, que limita a potência a 23 kW.

Já os tempos de carregamento do Dacia Spring Electric são os seguintes:

  • Tomada doméstica de 2,3 kW: menos de 14 horas para uma carga completa
  • Wallbox de 3,7 kW: menos de 8h30 para uma carga completa
  • Wallbox de 7,4 kW: menos de cinco horas para uma carga completa
  • 30 kW (DC): menos de uma hora para uma carga de 80%

Recorrendo à app MY Dacia, o utilizador pode consultar, em tempo real, a capacidade da bateria e a restante autonomia, bem como pré-regular a temperatura do habitáculo ou localizar o veículo. Sempre que o Spring Electric está ligado à tomada, a app permite ainda conhecer a progressão da carga e de a iniciar ou parar sempre que necessário.

O Dacia Spring Electric tem u ma garantia de três anos ou 100 mil quilómetros. Já as baterias têm uma garantia de oito anos ou 120 mil quilómetros.

Dacia apresenta os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan

Versão Cargo

Uma versão dirigida para o segmento profissional – o Spring Electric Cargo possui mais espaço de carga. A bagageira é estendida ao lugar que ocupava o banco traseiro, o piso e a zona ocupada pelas cavas das rodas são revestidos com plástico e são colocados quatro anéis de fixação e uma antepara que divide a zona de carga dos passageiros da frente.

O comprimento da área de carga passa assim a ser de 1033 mm e a capacidade da mala sobe aos 800 litros, com uma carga útil de 325 kg.

dacia spring electric