A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) foi escolhida para integrar a direção da Federação Europeia de Factoring (EUF).

Durante a Assembleia Geral da organização, que representa praticamente 100% do mercado europeu de Factoring, a ALF foi eleita por unanimidade.

Vitor Graça, secretário-geral da ALF, será o representante da ALF do órgão diretivo desta Federação, do qual fazem parte responsáveis de associações congéneres de Espanha, França, Itália, Alemanha, Países Baixos e Polónia, além da organização FCI que representa empresas de diversos países europeus.

Renting caiu 23,2% nos primeiros nove meses do ano em Portugal. Leasing de viaturas também regista quebras, diz ALF

De acordo com Vitor Graça, integrar a direção executiva da EUF “é prestigiante”, uma vez que esta Federação atua como uma plataforma de representação, promoção e informação do sector do Factoring a nível europeu, além de interagir com os principais decisores legislativos europeus.

“Esta é uma oportunidade única que coloca Portugal na cúpula europeia das decisões tomadas num sector que foi responsável por tomar créditos no valor de 1,9 biliões de euros em 2019”, diz Vitor Graça.

Leasing: as perguntas mais frequentes

Durante os primeiros nove meses do ano, o sector do Factoring foi responsável por tomar 22,7 mil milhões de euros em faturas. Os créditos tomados em Factoring na Europa totalizaram os 800 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2020.