A Ford aumentou as funcionalidades da sua ferramenta de gestão de frota Ford Telematics.

A nova funcionalidade multimarcas possibilita aos gestores de frota que possuam no seu parque circulante veículos de vários fabricantes a integração da frota completa na aplicação de gestão de frota Ford Telematics.

A funcionalidade, compatível com a maioria dos veículos construídos a partir de 2015, dá também aos gestores de frota mais tempo para planearem a manutenção e proporcionarem uma melhor formação dos condutores sem utilizarem múltiplas soluções dos fabricantes do equipamento original.

A ferramenta funciona utilizando um dispositivo plug-in que se liga a cada veículo através de uma porta de diagnóstico OBD II ou de fios elétricos.

Ford quer conectar gama de veículos comerciais na Europa

Além desta novidade, a Ford melhorou também a aplicação Ford Telematics Drive, permitindo agora ao condutor da viatura a partilha de atualizações diárias com o gestor de frota.

A Ford Telematics Drive permite assim:

  • Associar um condutor a um veículo, que pode selecionar e emparelhar eletronicamente um veículo, fornecendo os detalhes ao gestor de frota
  • Verificações diárias digitalizadas, par que os condutores possam completar as verificações e assegurar assim a operacionalidade, ao mesmo tempo que os gestores de frota podem acompanhar os danos ou outras questões relacionadas com a condução do veículo
  • Emissão de relatórios, nos quais podem ser analisados os defeitos e estimar a gravidade de um sinistro

A Ford diz que os novos utilizadores da Ford Telematics, que está disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol, podem fazer um teste gratuito ao produto até 30 de dezembro deste ano.