A maioria dos condutores portugueses (87%) prefere utilizar um automóvel em vez de outro meio de transporte.

Esta é a principal conclusão da edição ‘Novo Normal’ do Mobility Insights Report anual da LeasePlan, que conclui ainda que, do universo português, 73% dos cidadãos dizem ser menos provável virem a utilizar transportes públicos no futuro.

Deste relatório conclui-se também que a maioria dos condutores prefere a segurança e conforto do próprio automóvel em alternativa aos transportes públicos. Além disso, desde o início da pandemia da COVID-19, perto de metade dos inquiridos quer mudar para um veículo zero emissões e desempenhar o seu papel no combate às alterações climáticas.

A LeasePlan conclui ainda que, desde o início da pandemia, é mais provável que os inquiridos (47% deles) venham a realizar compras online e a optarem pelas entregas ao domicílio, o que pode vir a reforçar a procura de veículos comerciais ligeiros (VCL) com motores a combustão e movidos a energias limpas.

Mark Lovett, responsável de Veículos Comerciais, vais mais longe, dizendo que qualquer empresa retalhista que queira ter sucesso no Novo Normal precisará de uma frota de VCL para satisfazer a procura crescente de compras online e entregas porta-a-porta.

Esta procura, diz Lovett, tem de ser satisfeita de forma responsável e as preocupações com o trânsito excessivo e a poluição causada pelos veículos de entregas têm de ser enfrentadas.

Para Mark Lovett, em 2021 “não há desculpa [para as empresas] não trocarem para uma carrinha verde e fazerem com que cada entrega tenha zero emissões”.

Frotas de comerciais ligeiros elétricos são o novo normal, diz LeasePlan

Principais conclusões do universo português:

  • 87% dos portugueses preferem viatura própria em vez de outro meio de transporte
  • 73% dos portugueses dizem ser mais provável utilizarem o automóvel em detrimento de transportes públicos
  • 78% dos portugueses estão mais preocupados com as alterações climáticas como ameaça global desde o início da pandemia
  • 64% dos portugueses pretendem reduzir a sua pegada ecológica e mudar para um veículo elétrico (VE) de zero emissões no futuro

Visão global:

  • 65% dos inquiridos mostram-se menos propensos a utilizar transportes públicos
  • 76% dos inquiridos revelam maior vontade de utilizar viatura própria
  • 79% dos inquiridos diz que a pandemia os tornou mais conscientes da segurança e conforto de terem viatura própria
  • 53% dos inquiridos dizem estar mais preocupados com as alterações climáticas como ameaça global desde o início da pandemia
  • 47% dos inquiridos pondera mudar para um VE livre de emissões poluentes num futuro próximo

Para Tex Gunning, CEO da LeasePlan, este relatório “é um alerta para a indústria”. O responsável máximo da gestora diz que a mobilidade partilhada e os transportes públicos estão “fora” e o transporte privado seguro e limpo (o automóvel) está “dentro”.

Analisando o relatório, Gunning considera que a consciência ambiental dos condutores está mais ativa do que nunca, uma vez que quase metade dos inquiridos estão prontos para transitarem para VE.

Mas Gunning deixa o alerta: os responsáveis políticos de cada um dos 22 países inquiridos têm de ouvir e responder a esta procura, investindo a longo prazo para os VE e em infraestruturas de carregamento.

“Todos devem ter a capacidade de se tornarem elétricos e desempenhar o seu papel para fazer de 2021 o ano mais verde de sempre para o transporte rodoviário”
– Tex Gunning

A edição do Novo Normal do LeasePlan Mobility Insights Report, feita em conjunto com a empresa internacional de research Ipsos, contou com a participação de mais de cinco mil condutores de 22 países (Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos).

O inquérito está dividido em três edições distintas:

  • Mobilidade no Novo Normal
  • VE & Sustentabilidade (Inverno 2021)
  • Dados Automóveis & Privacidade (Primavera 2021)