Mais do que facilitar muitas tarefas administrativas e/ou financeiras, os instrumentos criados pelas gestoras pretendem acompanhar e aconselhar o cliente ao longo de um contrato de renting. Para fazê-lo, muitas fornecem relatórios de desempenho das viaturas bastante pormenorizados, havendo até soluções que permitem a interação direta com o condutor da viatura.

O serviço de renting é um modelo de aquisição que sugere a continuidade de um relacionamento entre o cliente que utiliza a viatura e a empresa que a fornece e faz a sua gestão operacional. Uma relação que se prolonga pelo menos durante o período do aluguer do veículo, sendo uma das razões para assim ser a necessidade de realização de serviços normalmente associados a este modelo de financiamento: manutenção, pneus, etc..

Porém, alguns clientes exigem mais. Querem saber o modo como a viatura está a ser utilizada, bem como os custos associados ao contrato, os previstos e os suplementares. É o que geralmente acontece com as empresas com frotas de maior volume e, para suprir estas exigências e ajudar o cliente a gerir melhor algumas necessidades decorrentes da utilização da viatura, as empresas gestoras de frota têm desenvolvido soluções digitais cada vez mais completas, que facilitam a troca ou o acesso a informações relevantes sobre os contratos ou sobre a utilização dos seus veículos.

Estas ferramentas são igualmente vantajosas para as locadoras, porque permitem-lhes perceber as necessidades das empresas e acompanhá-las na tomada de algumas decisões. Esta antecipação é de grande utilidade para renovações futuras, mas esta ligação de proximidade também possibilita à locadora ser parceira de gestão, ajudando o cliente a desenhar mais frotas mais eficientes ou a encontrar as melhores soluções para cada momento ou cada imprevisto. O que, como facilmente se depreende, contribui de forma positiva para os índices de satisfação e fidelização…

Acessíveis através de diversas plataformas digitais, incluindo dispositivos móveis, e produzindo diferentes tipos de relatórios, algumas destas ferramentas são particularmente completas e incluem a possibilidade de interação bilateral entre o gestor da empresa/locadora e o condutor da viatura. Nas comunicações diretas com a locadora, encontram-se algumas necessidades dos utilizadores (por exemplo, simplificando tarefas como agendamentos de manutenções ou levantamento de viatura de substituição em caso de acidente), libertando assim o gestor de algumas tarefas, mas, de igual modo, facilitando e tornando mais rápido o fluxo de informação entre quem conduz e quem administra a frota. De uma forma resumida, estas são as soluções que seis gestoras de frota com atividade em Portugal oferecem.

ALD Automotive

ALD net: solução de monitorização da frota, com elaboração de relatórios (gastos de frota, quilometragens, consumos de combustível, entre outros) e apoio direto na gestão diária dos veículos, avaliando e otimizando escolhas e custos em função das necessidades de mobilidade ou da vontade de reduzir o impacto ambiental.

Sugere também a adaptação dos termos do contrato (duração e quilometragem), de forma a otimizar a renda mensal.

“Uma maior flexibilidade na mobilidade é essencial em tempos de incerteza”. Tim Albertsen, CEO global da ALD em entrevista à Fleet People

Como ferramentas online, a gestora disponibiliza o acesso à informação relativa ao contrato do cliente e, além dos relatórios dos custos, fornece consultadoria no sentido de melhoria do custo real da viatura (TCO).

Arval

A gestora disponibiliza um conjunto de ferramentas online, incluindo uma aplicação para smartphone, destinada ao condutor da viatura.

My Arval: aplicação online para acesso a toda a informação da frota e relativa a condutores. Permite controlar a entrega de novas viaturas, encontrar as oficinas mais próximas e consultar o arquivo de faturas e documentos úteis;

My Fleet Status: disponibiliza os principais indicadores relativos ao desempenho da frota;

My Arval Mobile: a App destinada aos condutores. Fornece informações relativas à entrega de viaturas e dá acesso ao “Driver Manager” e aos serviços de assistência em viagem. Permite a marcação de serviços da viatura com mapeamento dos locais onde é possível realizá-los, fornece estatísticas trimestrais de utilização e permite aceder ao ficheiro de documentação do carro.

Arval Active Link: para as empresas que fazem uso da telemetria. Requer a instalação de um dispositivo na viatura, para recolha, análise e envio de dados relacionados com a sua atividade. Fornece indicadores de melhoria de eficiência e promove a segurança dos condutores na estrada. Foi desenvolvido de modo a respeitar a privacidade de dados de todos os utilizadores, possuindo vários níveis de acesso consoante as necessidades do cliente.

Ferramenta de final de contrato: o próprio cliente ou o condutor faz o levantamento dos danos na viatura, conhecendo de imediato os custos do seu recondicionamento. Pode ainda agilizar o processo de devolução da viatura no término do contrato.

ARVAL Portugal: “uma visão diferente de como gerir clientes e condutores”

Finlog

Connected Drive: solução telemática que permite monitorizar o comportamento dos veículos e condutores, prevenindo avarias e identificando oportunidades de melhoria da performance da frota.

Locarent

Além do portal da gestora, que permite ao cliente e/ou utilizador ter uma visão integrada do contrato e da sua evolução, não existe uma solução específica para gestão da frota.

No entanto, está para breve o lançamento de uma App que permitirá, entre as diversas funcionalidades acessíveis a gestores de frota e aos utilizadores da viatura, a gestão dos contratos ativos, de sinistros, da manutenção e pneus (permitindo marcar serviços oficinais) e agendar a devolução da viatura.

Entrevista a Luís Guimarães de Carvalho e Paulo Viegas, da Locarent

Recentemente a Locarent efetuou também um upgrade ao seu portal dirigido ao cliente, alargando o leque de informação de Gestão de Frota e criando um “chat” de conversação que serve para agilizar a troca de informação e aproximar a relação com o cliente.

LeasePlan

A gestora tem apostado num conjunto de produtos e serviços dirigidos a empresas, PME e particulares, desenhados para permitir uma experiência de mobilidade mais sustentável, promover a tendência de Car-as-a-Service e disponibilizar soluções que permitam aos gestores dirigir a frota à distância e aos condutores aceder a ferramentas de self-service.

My Fleet: lançado em fevereiro de 2020, é o portal para os gestores de frotas. Ferramenta personalizável, disponível online, dá uma panorâmica clara de todas as operações da frota, com as informações necessárias sobre os condutores e o estado atual dos contratos e dos veículos. Permite a construção de relatórios personalizados no âmbito da frota, indicações sobre os veículos encomendados, sinistros e manutenção, entre outros.

Nas páginas de Análise é possível escolher os gráficos pretendidos, aceder a informações sobre renovações e encomendas, manutenção e consumo de combustível e todos os relatórios podem ser exportados para Excel.

Para ajudar a tomar as melhores decisões, dá acesso a várias análises e estudos de consultoria (white papers, benchmark e boas práticas, entre outros).

App LeasePlan: aplicação de self-service disponibilizada desde 2018.

Além de fornecer ao utilizador da viatura informação sobre o contrato e o carro, com a possibilidade de poder atualizar os dados pessoais, inclui a “Oficina Fácil”,  uma ferramenta que recorre à tecnologia de georreferenciação para facilitar a localização e o agendamento de serviços de manutenção ou devolução do veículo. Permite também participar sinistros e obter assistência em viagem, com o acompanhamento do trajeto do reboque.

Volkswagen Financial Services

VWFS Fleet Reporting: lançado em outubro, esta plataforma online fornece uma visão geral da informação relevante sobre cada carro, condutor, custos, serviços e contratos, incluindo indicações sobre os que estão a terminar, os veículos para IPO nos próximos meses e os que se encontram com desvios de quilómetros.

A área de gestão de frota fornece acesso rápido aos detalhes de cada sinistro, trabalhos realizados nas manutenções, pneus trocados, portagens e combustível consumido.

Toda a informação é exibida em formato de relatório num dashboard integrado na solução VWFS Fleet Reporting, podendo ser acedida através de PC ou mobile. Permite a exportação dos dados em formato Excel e PDF, para integração noutras plataformas.

João Paulo Rias, VWFS: “Queremos ser o n.º 2 do AOV em Portugal”