A Citroën apresentou o ë-Berlingo Van, um comercial ligeiro 100% elétrico que chega aos concessionários portugueses no segundo semestre de 2021.

O Citroën ë-Berlingo Van é a resposta da marca francesa às necessidades quotidianas dos profissionais que atuam em áreas urbanas zero emissões.

Com uma autonomia máxima anunciada de 275 km (ciclo WLTP), o ë-Berlingo Van pode ser configurado em duas versões de carroçaria e consegue alcançar um volume útil máximo de 4,4 metros cúbicos.

ë-Berlingo Van

Sistema elétrico

Construído tendo por base a cadeia de tração da plataforma e-CMP do Groupe PSA, as duas versões de carroçaria em que o o Citroën ë-Berlingo Van é proposto oferecem a mesma capacidade de bateria – 50 kWh. Bateria essa que está localizada sob os bancos do veículo e sob o piso de carga, não comprometendo o espaço interior ou o volume útil.

À bateria é acrescentada uma garantia de oito anos ou 160 mil km (para 70% da capacidade da bateria no final do contrato). Após a primeira verificação da bateria (após um ano de utilização ou 20 mil km) é emitido um certificado de capacidade. A partir daí, será emitido em cada operação de manutenção, a cada dois anos ou 40 mil km.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/11/tco-citroen-c4-eletrico/

Alimentado por um motor elétrico de 100 kW (136 cv) com um binário máximo de 260 Nm, o ë-Berlingo Van tem uma velocidade máxima (limitada) de 130 km/h, independentemente do modo de condução ativado. Esses modos de codução dividem-se sem:

  • Normal, para 80 kW/180 Nm
  • Eco, para 60 kW/190 Nm
  • Potência, para 100 kW/260 Nm

Carregamento

Com três opções de carregamento, o Citroën ë-Berlingo Van pode ser carregado utilizando uma tomada tradicional ou carregadores rápidos. O furgão elétrico permite:

  • Carregamento doméstico, com cabo tipo 2 (fornecido de série), para utilização no domicílio, no local de trabalho ou num parque de estacionamento. Modo de carga compatível com uma tomada de 8A standard ou uma tomada reforçada de 16A (caixa + tomada Green’Up). O tempo de carga fica-se pelas 15 horas para 100% ou 5h30 para 100 km de autonomia;
  • WallBox de 3,7 kW ou 22 kW. Utilizando um cabo tipo 3 (acessório), o tempo de carga situa-se nas 7h30 numa WallBox de 7,4 kW monofásica ou 5 horas numa WallBox de 11 kW trifásica;
  • Carregamento até 100 kW. Com cabo tipo 4 integrado no carregador, permite carregar 80% da bateria em 30 minutos.

ë-Berlingo Van

Utilizando a app My Citroën, é possível ao utilizador gerir remotamente a carga da bateria, bem como saber o estado da carga e a autonomia do modelo. Recorrendo apenas ao smartphone, o condutor pode ainda gerir remotamente o pré-condicionamento térmico do habitáculo ou definir uma carga diferida – possível para as cargas domésticas (tipo 2) ou aceleradas (tipo 3).

Utilizando o Free2Move, para facilitar carregamento e estacionamento, o condutor do Citroën ë-Berlingo Van tem acesso a mais de 220 mil estações de carregamento e pode planear o melhor percurso tendo em conta a autonomia do veículo e as estações de carregamento (e suas especificidades) que existem durante o trajeto.

Espaço de carga

Capaz de competir com as vantagens da arquitetura da versão térmica, o Citroën ë-Berlingo Van pode transportar duas ou três pessoas e está disponível em duas dimensões de carroçaria:

  • M, de 4,4 metros
  • XL, de 4,75 metros

A altura é de 1,84 metros, permitindo-lhe a entrada em todos os parques de estacionamento.

Na versão Cabine Extenso, é possível rebater o banco do passageiros e obter um comprimento máximo de 3,09 metros nas versões M e 3,44 metros nas versões XL.

Quanto a volume útil, inalterado em relação à versão térmica, o ë-Berlingo Van permite 3,3 metros cúbicos na versão XS sem Cabine Extenso e um máximo de 4,4 metros cúbicos na versão XL com Cabine Extenso.

A carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque situa-se nos 750 kg em todas as versões.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/11/citroen-ami-berlingo-frotas/

Tecnologia a bordo

O Citroën ë-Berlingo Van integra um total de 18 tecnologias de apoio à condução. Exemplo disso são o acesso e arranque em modo mãos livres, o head-up display a cores, a ajuda ao arranque em inclinação, a assistência ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, a câmara de visão traseira com Surround Rear Vision, a comutação automática de máxims, o travão de estacionamento elétrico e o indicador de sobrecarga.

A acrescentar ainda:

  • Safety Brake
  • Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa
  • Alerta de Atenção ao Condutor
  • Alerta de Risco de Colisão
  • Controlo de Estabilidade do Atrelado
  • Grip Control com Hill Assist Descent
  • Reconhecimento Alargado de Sinais de Velocidade e de Recomendação
  • Sistema de Monitorização de Ângulo Morto

A tecnologia Mirror Screen compatível com Apple CarPlay e Android Auto permite ao condutor conectar-se a um smartphone e reproduzir o seu ecrã no touchscreen do veículo.

Para breve estão previstas as chegadas das versões 100% elétricas dos outros furgões compactos do grupo PSA – Combo-e e e-Partner.

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