Um leve elétrico

Tem as características de um verdadeiro Mazda: equilibrado, confortável, seguro e muito agradável de conduzir. Mas a autonomia disponível deixa-nos a pedir por mais tempo ao volante… que não temos.

mazda mx-30

É a primeira aposta 100% elétrica da Mazda de produção em série e foi criado para abraçar o crescente desafio das zero emissões. Chega ao mercado sob a égide MX, uma designação que a marca tornou famosa, por exemplo, no pequeno MX-5, tão só o roadster mais vendido do mundo.

A ambição da Mazda é a de proporcionar confortáveis momentos de condução, sem nunca descurar a emoção que caracteriza os seus veículos.

“195 km”: esta é a imagem que figura no cockpit de um MX-30, com a bateria de 35,5 kWh carregada a 100%. É quanto este SUV da marca de Hiroshima oferece de autonomia, suficientes para se desfrutar do conforto e harmonia existentes no seu habitáculo, recheado de materiais de diferentes texturas. Como é o caso da cortiça de origem portuguesa utilizada em secções da bandeja da consola central e nos puxadores de porta interiores (na versão Vintagem Leatherette, presente nas imagens).

Cerca de 200 km que mantêm o condutor sempre atento ao indicador do estado da bateria, levam a uma não constante, porém presente, preocupação com um próximo carregamento e, por consequência, à melhor gestão das velocidades praticadas.

Por isso é possível, quando não se exagera, obter consumos médios de 14,3 kWh/100 km. Muito abaixo dos 19 kWh/100 km anunciados pela marca, o que, para um veículo com perto de 2.700 kg de peso, é digno de registo.

De facto, se há característica comum nos atuais modelos Skyactiv (e o MX-30 com a designação e-Skyactiv não é exceção) é o assumido compromisso da Mazda de se aproximar de uma condução suave e sem sobressaltos.

A posição de condução e o volante, ambos reguláveis, aliados a uma direção e suspensão precisas, tornam a experiência de condução intuitiva e fácil o suficiente para o pára-arranca da cidade – ambiente para o qual a marca desenhou este SUV – não oferecer constrangimentos de maior.

Outro detalhe, além da robustez e elegância das linhas exteriores do MX-30, são as portas Freestyle, sem pilar central. As portas traseiras de abertura invertida conferem ao MX-30 um estilo arrojado, porém pouco prático na hora de aceder aos bancos traseiros. Principalmente quando se trata de um ocupante de estatura média.

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Impressões

O MX-30 é um SUV urbano porque a Mazda assim o quis. Dirige-se aos condutores que procuram um veículo confortável e capaz de cumprir com as deslocações diárias.

Beneficia de um motor elétrico que debita 145 cv e um binário de 270 Nm, números mais do que suficientes para uma condução em cidade, com a velocidade máxima limitada a 140 km/h.

No geral, é um carro que “pisca o olho” ao segmento premium e oferece condições vantajosas para empresas, uma vez que, por ser 100% elétrico, permite a dedução do IVA da aquisição, fica a salvo da Tributação Autónoma e está isento do pagamento de IUC, por exemplo.

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