A ABB e a Amazon Web Services (AWS) estabeleceram uma parceria para desenvolverem uma solução digital baseada em cloud para gestão de frota de veículos elétricos (VE) em tempo real.

O objetivo principal desta parceria é, por um lado, acelerar a eletrificação das frotas e, por outro, ajudar as operadoras a manterem a continuidade dos seus negócios durante a sua transição energética.

A ABB vai atuar na gestão de energia, tecnologia de carregamento e soluções de mobilidade elétrica. Já a AWS fornecerá o seu portefólio de tecnologias em nuvem e especialização em software.

Esta plataforma tem chegada prevista no segundo semestre de 2021 e visa garantir uma experiência de mobilidade zero emissões que cubra desde o posto de carregamento do VE à central de dados da frota.

ABB lança solução de carregamento bidirecional de 11 kW para projeto V2G

Segundo Frank Muehlon, presidente da Divisão eMobility da ABB, a parceria com a AWS “suporta o objetivo comum de tornar a gestão da frota de VE mais simples e acessível”.

Para o responsável da empresa de mobilidade, uma solução como esta “revolucionará o mundo da mobilidade elétrica, integrando hardware e software de VE num ecossistema para fornecer uma experiência de usuário perfeita”.

Jon Allen, diretor de Serviços Profissionais Automotive da AWS, reconhece o aumento do número de frotas eletrificadas como fator essencial para a criação desta parceria: “À medida que as indústrias avançam com a eletrificação das suas frotas, os clientes precisam de serviços fiáveis e intuitivos para ajudá-los a adaptar-se ao novo modelo operacional e otimizar a forma como utilizam as suas frotas”.

“Esta colaboração combinará a profunda experiência das nossas empresas no sector automóvel, de logística e eletrificação com a liderança na nuvem para fornecer uma solução de gestão de frota elétric inteligente e independente de hardware”, concluiu Allen.

Para impulsionar o progresso das frotas de VE, a ABB criou um consórcio pureplay em Berlim que desenvolverá tecnologias personalizadas, escalonáveis e económicas para operadores de frotas que podem ser utilizadas por todos os fabricantes automóveis.

Este novo consórcio projetará a solução de gestão de frota interoperável para funcionar com todos os tipos de veículos e infraestruturas de carregamento – utilizando machine learning e analítica, ao incluir um conjunto de recursos que inclui planeamento de carga e monitorização em tempo real com visão e ações para manutenção preventiva e corretiva do veículo, além da otimização de rota do VE com base na hora do dia, clima e padrões de utilização.