A Kia apresentou o EV6, o seu primeiro 100% elétrico construído com base numa nova plataforma EV específica.

O EV6 é um SUV crossover que utiliza a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia e que assinala o início da estratégia de eletrificação da marca – veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) deverão, até 2040, representar 40% do total das vendas da marca.

Parte desse plano inclui também o compromisso (assumido) da Kia em fazer crescer as suas vendas de BEV até às 880 mil unidades em 2030.

Assim, o novo EV6 é o primeiro de onze novos BEV que a Kia promete lançar até 2026 – sete deles serão baseados na nova plataforma E-GMP.

Segundo a Kia, esta plataforma diminui a complexidade através da modularização e da padronização.

Permite um desenvolvimento rápido e flexível de produtos com características variadas, o que resulta numa maior satisfação das necessidades dos clientes no que respeita a prestações.

Tração zero emissões

O novo Kia EV6 oferece diferentes configurações de motorização elétrica e isenta de emissões, incluindo uma opção de bateria de 77,4 kWh ou uma de 58 kWh.

Assim, estão disponíveis as versões EV6 e EV6 GT-Line (disponíveis com bateria de grande e média autonomia) e EV6 GT (disponível exclusivamente com bateria de grande autonomia). Esta última destaca-se ainda por ser o primeiro carro Kia a estar disponível com opção de tração a duas ou quatro rodas.

EV6 e EV6 GT-Line

O EV6 77,4 kWh tem uma autonomia anunciada de 510 km. Na versão de tração traseira, conta com um motor elétrico de 168 kW (229 cv).

Já na versão de tração às quatro rodas, estão instalados dois motores elétricos – um para cada eixo – que oferecem, no seu total, uma potência de 239 kW (325 cv).

Relativamente ao EV6 equipado com bateria de 58 kWh, a versão 2WD conta com um motor elétrico de 125 kW (167 cv).

Quanto à versão AWD, conta também com dois motores elétricos, tal como o EV6 equipado com a maior bateria, que disponibilizam uma potência combinada de 173 kW (235 cv).

EV6 GT

Mas é o EV6 GT que oferece as melhores prestações elétricas.

Equipado com motores duplos de 430 kW (576 cv), o EV6 GT AWD proporciona um binário máximo de 740 Nm e garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,5 segundos.

Carregamento ultrarrápido

Uma das grandes novidades do EV6 é a sua capacidade de carregamento.

O EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.

Traduzindo esta informação em tempo de carregamento, isto significa que o EV6 pode beneficiar de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em 18 minutos em todas as variantes.

A Kia vai mais longe e diz mesmo que a versão 2WD equipada com a bateria de 77,4 kWh pode carregar 100 km de autonomia em menos de quatro minutos e meio.

Nova função vehicle-to-load (V2L)

A nova Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU) permite a função vehicle-to-load (V2L). Esta função é capaz de utilizar a bateria do carro como fonte de energia para dispositivos elétricos.

A função V2L pode fornecer até 3,6 kW e pode, inclusive, carregar outro veículo elétrico.

Kia e-Niro é “Carro Elétrico de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine

Autonomia e eficiência

Para a Kia, foi fundamental equipar o novo EV6 com tecnologias de recuperação de energia por forma a aumentar a autonomia deste BEV.

Uma das tecnologias utilizadas é a da bomba de calor de última geração da Kia, que aproveita o calor dissipado pelo sistema de refrigeração do EV6.

Além da bomba de calor, destaca-se a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, comandado pelas patilhas localizadas atrás do volante.

O condutor pode, recorrendo a este sistema, abrandar o veículo e recuperar energia cinética, aumentando a autonomia e a eficiência energética.

Ao volante, o condutor pode optar entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do níve de recuperação desejado.

O modo de condução i-PEDAL permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, o que garante ao condutor a condução recorrendo apenas ao pedal do acelerador, podendo mesmo parar sem necessidade de utilizar o pedal do travão.

Espaço e versatilidade

Identificado com a era EV, o design interior do EV6 beneficia da plataforma E-GMP da Kia.

Segundo a marca, e apesar das dimensões compactas, a distância entre eixos de 2,9 metros permite oferecer um espaço no habitáculo “ao nível de muitos SUV médios”.

A bagageira do EV6 apresenta 520 litros de espaço de carga. Rebatendo os bancos, o volume aumenta para cerca de 1.300 litros.

Há ainda uma bagageira dianteira que acrescenta à capacidade de carga até 52 litros (nas versões 2WD) e 20 litros (nas versões AWD).

Com mais de 35% de carga na bateria, o EV6 tem uma capacidade de reboque até 1.600 kg.

Conectividade e infotainment

O EV6 está equipado com um sistema de infotainment que inclui ecrãs duplos de 12 polegadas.

Os seus monitores curvos recorrem a uma nova estrutura e a uma tecnologia que faz diminuir o impacto da luz que incide sobre eles.

O painel de instrumentos e o sistema de infotainment estão ligados, como se de um único elemento se tratasse, em vidro reforçado.

A bordo, este sistema estende-se desde o volante até ao centro do EV6, exibindo o painel de instrumentos digital em frente ao condutor e o sistema de infotainment por cima da consola central.

Disponível no pára-brsas está também o ecrã head-up display com realidade aumentada, que projeta informações de condução e avisos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS).

Segurança ao volante

O conjunto de sistemas de assistência ao condutor (ADAS) é composto pelos seguintes auxílios à condução:

  • Assistência à Saída em Segurança
  • Assistente de Fila de Trânsito
  • Assistência à Condução em Autoestrada 2
  • Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento

kia ev6