A SEAT lançou o Tarraco e-HYBRID, o SUV híbrido plug-in que se junta ao Leon e-HYBRID na ofensiva elétrica da marca espanhola.

O Tarraco e-HYBRID chega à Europa e carrega a responsabilidade de dar continuidade ao processo de eletrificação da SEAT.

“A introdução da tecnologia híbrida plug-in no Tarraco permite à SEAT propor um modelo mais eficiente, o que nos leva a acreditar que 25% dos Tarraco vendidos este ano serão PHEV”, diz Wayne Griffiths, presidente da SEAT e CUPRA.

Coração híbrido

Este modelo híbrido plug-in está equipado com um motor a gasolina 1.4 TSI de 150 cv que, aliado a um motor elétrico de 85 kW (115 cv) e uma caixa DSG de seis velocidades com transmissão dianteira, disponibiliza uma potência combinada de 245 cv e 400 Nm de binário.

Equipado com uma bateria de iões de lítio de 13 kWh colocada em posição baixa na metade traseira, o Tarraco e-HYBRID garante uma autonomia elétrica de 49 km (WLTP).

Já utilizando os dois motores em modo híbrido, a marca apresenta uma autonomia de 730 km sem reabastecimento.

Adicionalmente aos modos de funcionamento híbrido plug-in (e-Mode, Automatic Hybrid ou Manual Hybrid), o Tarraco e-HYBRID possui dois botões de acesso específico: e-Mode e s-Boost.

No caso de estar a gastar mais energia elétrica recorrendo ao sistema 100% elétrico, o Tarraco e-HYBRID ativa o modo híbrido.

E quando a bateria de iões de lítio de 13 kWh atingir os seus mínimos, o condutor pode, recorrendo a uma wallbox de 3,6 kW, carregar a bateria em três horas e meia. Utilizando uma tomada doméstica de 2,3 kW, o tempo de carregamento aumenta para cinco horas.

seat tarraco

A condução híbrida do Tarraco e-HYBRID assegura emissões de CO2 entre os 37 e os 47 g/km. Já os consumos não ultrapassam os 2,1 l/100 km, diz a SEAT.

Híbridos plug-in: que autonomia considerar para efeito de benefício fiscal?

Segurança a bordo

O Tarraco é o maior SUV da SEAT e integra um leque de assistências à condução que visam manter os seus ocupantes seguros e confortáveis, independentemente do tipo de trajeto.

Disponíveis estão os – já conhecidos pelos clientes da marca – Cruise Control Adaptativo e o Assistente de Estacionamento.

A acrescentar, de série, estão também o Assistente de Faixa ou o Front Assist, que inclui deteção de peões e de bicicletas. Estes sistemas podem ser complementados com outras tecnologias de segurança como a Deteção de Ângulo Morto, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Engarrafamentos.

Estão ainda disponíveis no Tarraco e-HYBRID:

  • Assistente de Emergência
  • Pre-Crash Assist
  • Assistente de Capotamento
  • eCall

E pelo seu caráter SUV, o Tarraco e-HYBRID ajuda o condutor, recorrendo ao Assistente de Atrelado, nas manobras de marcha-atrás e estacionamento quando este atrelou outros veículos ao seu Tarraco.

A imagem da câmara de marcha-atrás é usada para ajudar a colocar o atrelado na exata posição pretendida.

Galeria de imagens

Um SUV conectado

O Tarraco e-HYBRID beneficia da utilização da app SEAT Connect. Esta app, que pode ser instalada no smartphone, garante o controlo remoto de uma série de funções do Tarraco.

Mesmo estando fora do veículo, o condutor do Tarraco e-HYBRID pode, recorrendo à app SEAT Connect, visualizar informações sobre a condução, local de estacionamento, estado do veículo (incluindo portas e luzes), ajustar alertas de velocidade e de antirroubo, abrir ou fechar remotamente as portas ou até mesmo ativar a buzina ou sinais de mudança de direção para localizar mais rapidamente o veículo.

A SEAT introduz ainda novas funcionalidades para os seus clientes, como é o caso do controlo remoto do processo de carga através do e-Manager, o ajuste do ar condicionado ou a regulação dos horários de partida. Tudo isto através da app SEAT Connect.

seat tarraco

A bordo, a experiência digital é proporcionada pelo sistema de navegação com ecrã de 9,2 polegadas.

O sistema de infotainment adiciona controlos de voz que simplificam a interação do utilizador.

O sistema é acordado com o comando vocal “Hola Hola”, a partir do qual as instruções permitem navegar através das diferentes funcionalidades do veículo.

Recorrendo ao sistema Full Link, o acesso dos utilizadores torna-se imediato graças à conectividade com os sistemas Android Auto ou Apple CarPlay (usando ligação sem fios através de Bluetooth ou WLAN).

E para que o condutor não perca a ligação ao mundo da internet, a Unidade de Conectividade Online, com um cartão SIM embutido, garante a utilização de algumas funções com informação em tempo real (trânsito, localização ou preços e disponibilidade de estações de serviço, por exemplo).

seat tarraco