A Lexus ganhou a reputação de produzir automóveis sofisticados, mesmo quando se apresentam sob a capa de desportivos. Além do luxo, a eletrificação está há muito presente para conseguir motores mais potentes, mas também mais eficientes. Este ano surge finalmente o primeiro carro totalmente elétrico.

Lexus é provavelmente a melhor designação para uma marca que afirma a sua identidade através de automóveis exclusivos, capazes de se imporem pela qualidade e prestígio que transmitem.

Apesar da partilha de componentes, considerar a Lexus como a divisão de luxo da Toyota pode ser redundante. Há diferenças claras na elevação do design e na qualidade percecionada dos seus automóveis, um trabalho cuidado e quase artesanal que inclui a individualização de cada produto consoante o mercado a que se dirige.

Um ADN impressivo para uma marca ainda jovem, nascida na última década do século XX, que às virtudes atrás referidas acrescenta uma reputação de fiabilidade, ao colocar a Lexus regularmente entre as marcas automóveis mais confiáveis.

Em Portugal, orientados para as empresas nacionais, há sobretudo duas apostas: o ES e o UX, os dois com campanhas dirigidas para profissionais, assinadas pela Kinto One, a marca do grupo Toyota para soluções de renting.

Lexus tem novo concessionário na zona Almada-Seixal

Lexus UX: do híbrido ao exclusivamente elétrico

O UX é o SUV mais compacto da marca.

Primeiro na versão híbrida mas estão prestes a chegar a Portugal as primeiras unidades exclusivamente elétricas.

O Lexus UX 250h Executive+ proposto para frotas com uma renda mensal de 604 euros da Kinto One, utiliza uma solução híbrida do motor a gasolina de 2,0 litros.

O resultado são 184 cv de potência, mas o que surpreende, face à volumetria de SUV, são as emissões CO2 de apenas 120 g/km.

O Lexus UX 300e é o primeiro 100% elétrico da marca.

lexus
Lexus UX 300e

Com motor de 150 kW (equivalente a 204 cv), alimentado por uma bateria de 54,3 kWh, possui autonomia capaz de chegar aos 400 km em cidade. E consegue recuperar 80% da energia em cerca de 50 minutos, ao poder receber cargas rápidas até 50 kW.

Como os módulos da bateria estão distribuídos ao longo da plataforma e sob o banco traseiro, o Lexus UX 300e possui boa distribuição de pesos, o que facilita o trabalho da suspensão em curva ou em pisos mais irregulares.

Esta distribuição dos modelos de energia permite também um feito inédito: apesar de possuir uma bateria maior do que a do UX 250h, a capacidade de mala consegue ser superior à da versão híbrida e há mais espaço entre as duas filas de assentos.

As principais vantagens para empresas são a dedução do IVA do custo de aquisição, este valor pode ser depreciado na totalidade e os encargos estão isentos de Tributação Autónoma.

Lexus ES 300h: solução para empresas

Sedan executivo por excelência, o Lexus ES encontra explicação para o nome na designação Enterprise Solutions.

Com todas as características pensadas para gerar valor enquanto carro de empresa direcionado para os escalões de atribuição mais elevados, como sejam o valor percecionado e a eficiência, apesar de um motor a gasolina de 2,5 litros.

lexus
Lexus ES 300h

A presença marcante do ES faz-se notar observado de qualquer ângulo. Elegante e imponente, é um Lexus capaz de proporcionar um ambiente de luxo tranquilo, o que o torna indicado para condutores para quem o conforto e a qualidade de viajar se sobrepõem aos impulsos dinâmicos.

Não porque lhe falte reposta ou capacidade dinâmica para fazê-lo, antes porque os recursos de tecnologia e as opções de conectividade que disponibiliza devem ser desfrutados com tempo.

Sobretudo a excelente qualidade sonora, sublimada pela insonorização do habitáculo.

E a condução relaxante que oferece é também a melhor para rentabilizar a competência do sistema híbrido que, bem utilizado, pode permitir consumos médios verdadeiramente surpreendentes.

A Kinto One tem uma campanha para o Lexus ES 300h Executive+, a 48 meses/80 mil quilómetros. Sem entrada, a renda de 669 euros é aplicável a todos os clientes empresa, incluindo ENI.