O Mercedes-Benz EQA é o primeiro SUV compacto premium 100% elétrico da Mercedes-EQ, proposto em Portugal desde 53.750 euros.

A versão de lançamento deste SUV é o EQA 250, proposta com uma potência de 140 kW (190 cv), um binário máximo de 375 Nm e uma bateria de 66,5 kWh de capacidade, capaz de garantir uma autonomia anunciada, em ciclo WLTP, de 426 km.

Os consumos, esses, situam-se no intervalo dos 19,1-17,7 kWh/100 km, diz a Mercedes-Benz.

A nível estético, o EQA está equipado com a grelha do radiador “painel preto” com estrela central – uma referência da marca Mercedes-EQ.

Além disso, destaque para a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira – uma faixa horizontal de fibra ótica liga as luzes diurnas dos faróis full-LED, o que assegura um maior nível de perceção quer de dia quer de noite.

Na traseira, os farolins traseiros LED estão continuamente unidos através de uma faixa de luz LED, o que reforça a sensação de largura da traseira do EQA.

Tecnologia a bordo do EQA

A função Electric Intelligence é uma das novidades tecnologícas a equipar, de série, o novo EQA.

Este sistema calcula o percurso mais rápido até ao destino com base em simulações contínuas da distância, considerando quaisquer paragens para carregamento ou outras variáveis, como por exemplo o tipo de percurso ou o estado do tempo.

eqa

Para ajudar o condutor na condução, estão incluídos de série neste EQA os Assistentes Ativo de Travagem e de Faixa de Rodagem.

Além disso, o EQA inclui funções aperfeiçoadas do Pack de Assistência à Condução, nas quais figuram a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência e a função de aviso de saída que alerta o condutor sobre a presença ou aproximação de ciclistas ou veículos, por exemplo.

O conjunto de baterias

O EQA tem por base a estrutura do GLA, e a sua carroçaria foi adaptada para acomodar a bateria numa estrutura construída através de um processo de extrusão. Esta assume uma função estrutural – até aqui desempenhada pelas travessas na secção inferior do piso.

Já a proteção da bateria na secção dianteira da mesma consegue evitar que a unidade de armazenamento da bateria seja perfurada por objetos estranhos.

Destaca-se ainda, neste EQA, a bomba de calor de série – integrada no sistema de gestão térmica. Ao reutilizar o calor residual da cadeia cinemática elétrica, o sistema está configurado para otimizar eficiência na condução e autonomia.

É ainda possível programar o controlo da pré-climatização do interior do EQA antes de iniciar a viagem; uma função controlada diretamente a partir do sistema de informação e de entretenimento MBUX ou através da app Mercedes me.

ENSAIO: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Carregamento elétrico

Recorrendo a uma Wallbox com uma potência de pelo menos 11 kW ou em postos de carregamento públicos, estão previsas perto de seis horas (5h45) para uma carga completa.

Já utilizando num posto de carregamento rápido (carregamento DC), são precisos apenas 30 minutos para conseguir pelo menos 300 km de autonomia.

eqa

Utilizando o Mercedes me Charge, os clientes têm acesso a uma rede de mais de 450 mil postos de carregamento AC e DC espalhada por 31 países.

O Mercedes me Charge permite aos clientes do EQA (de toda a marca Mercedes-EQ) beneficiarem de uma função integrada de pagamento com processo de faturação simplificados, diz a marca. Além disso, está integrado na rede nacional MOBI.E.

Equipamento do novo EQA

O MBUX está obviamente presente, de série, no novo EQA – pode ser configurado individualmente com a ajuda de várias opções e conta ainda com o software de aprendizagem e o controlo por voz ativado com a instrução “Olá Mercedes”.

Para o nosso país, como equipamento de série adicional, o EQA conta com a versão Advanced que inclui dois displays de grandes dimensões com 10,25 polegadas cada, com o Pack Parking com câmara de marcha-atrás, com o Pack Espelhos e ainda com o Assistente de Ângulo Morto.

Além destes equipamentos, estão presentes de série os seguintes:

  • Faróis LED High Performance com Adaptive Highbeam Assist
  • Porta do compartimento de bagagens EASY-PACK com abertura e fecho operados eletricamente
  • Jantes de liga leve de 18 polegadas
  • Iluminação ambiente com 64 cores
  • Suporte para duas bebidas
  • Bancos desportivos com regulação do apoio lombar de quatro vias
  • Câmara de marcha-atrás
  • Volante multifunções revestido em pele

No EQA, o cliente pode optar pela personalização com duas linhas de design e de equipamento (Electric Art e AMG Line), além do pack Night.

Como equipamento opcional, a Mercedes-EQ disponibiliza um gancho de reboque com função ESP estabilização do reboque.

Além disso, o gancho de reboque pode ser desbloqueado eletricamente.

A capacidade de reboque (reboque sem travões/com travões) do EQA 250 é de 750 kg e o peso admissível exercido pela barra do reboque é de 80 kg.

eqa