A Citroën não quer parar de surpreender, continuando a vaga de apresentação de modelos multidisciplinares que pretendem diversificar a oferta atual e elevar a fasquia em termos de versatilidade e conforto.

Construído na China sobre a plataforma EMP2, o C5 X é uma nova proposta que segue a visão camaleónica do novo Citroen C4, num patamar naturalmente mais elevado como o próprio nome indica.

Com lançamento agendado para o segundo semestre de 2021, ao carácter moderno e inovador da proposta, a marca francesa junta uma nova evolução da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort e várias propostas de motor onde se inclui uma mecânica híbrida plug-in e nenhuma anunciada a gasóleo.

Numa estética que se pretende marcante, sobressai o capô longo, as linhas laterais pronunciadas e uma inesperada quinta porta com abertura ampla, capaz de proporcionar ao C5 X o lado mais prático de uma carrinha. E quem o desejar como tal pode contar com uma mala com capacidade para 545 a 1.640 litros, com piso de carga baixo.

As dimensões exteriores generosas, uma distância entre eixos de 2.785 mm e uma posição de condução mais elevada pretendem garantir conforto e segurança.

citroen C5 XQuanto a motores, o C5 X anuncia uma mecânica híbrida plug-in de 225 cv de potência, capaz de circular durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, até uma velocidade máxima de 135 km/h.

Anunciados estão também motores a gasolina, sem nunca serem precisadas mais especificações técnicas.

citroen C5 XE há naturalmente uma infindável lista de equipamento de conforto, de itens de segurança e ajudas à condução que antecipam a autonomia da condução, bem como variadas soluções de comunicação e entretenimento que estão acessíveis através de um ecrã tátil de alta definição com 12’’, com reconhecimento de voz natural, personalizável com widgets, tal como num tablet.