A ACAP – Associação Automóvel de Portugal lançou uma campanha de sensibilização para alertar os utilizadores finais dos pneus para escolhas mais informadas no momento da aquisição.

Denominada “O que há de novo no rótulo dos pneus da UE?”, a campanha da ACAP tem em atenção o novo Rótulo do Pneu (Regulamento UE 2020/740 de 25.05), aplicável a partir de 1 de maio.

Pneus com nova etiqueta de eficiência, aderência e ruído de rolamento

Este novo rótulo visa aumentar a segurança, proteção da saúde e eficiência económica e ambiental no transporte rodoviário, promovendo pneus eficientes em termos energéticos, duradouros, seguros e amigos do ambiente.

As novas regras impostas pelo novo regulamento permitem o acesso a informação mais detalhada do pneu.

Além de já ser obrigatório para os pneus C1 e C2 (ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros), o Rótulo passa a ser também obrigatório para os pneus C3 (veículos pesados).

O novo Rótulo inclui um código QR com acesso a uma base de dados sobre produtos e a identificação do pneu – marca ou designação do fornecedor, dimensões, índice de capacidade de carga, símbolo da categoria de velocidade, classe e identificador do tipo de pneu. Acresce ainda o ajustamento nas classes de eficiência energética e de aderência em pavimento molhado (cinco escalas em vez de sete).

Fique a conhecer o folheto informativo sobre o novo Rótulo dos Pneus, divulgado pela ACAP.