A Targa Telematics lançou a Targa Lite, uma solução pensada para identificar e reduzir o desperdício nas frotas das empresas.

A Targa Lite é adequada para frotas de qualquer dimensão e permite aos gestores colocarem em evidência os custos que normalmente não são tidos em conta, bem como os desperdícios relacionados com a utilização da frota.

Quer-se assim, com a utilização da solução Targa Lite, reduzir o reabastecimento e otimizar as despesas de manutenção da frota – sem recorrer a geolocalização e, como tal, respeitando a privacidade dos condutores.

A Targa Lite procura reduzir dois tipos de desperdício específicos:

  1. Relacionado com o uso de carros da empresa que permitem que os gestores de frota quantifiquem a quilometragem para fins não laborais e atividades não profissionais, garantindo assim uma atribuição da taxa correta que as políticas da empresa concedem ao condutor;
  2. Relacionado com o custo da aquisição de combustível, monitorizando a despesa extra que a empresa teve por um reabastecimento que não tenha prestado a devida atenção ao preço por litro.

O que é que isto significa, na prática?

Ao fim de dois meses, a Targa Lite poderá ajudar as empresas a reduzir o desperdício em 20%, além de as capacitar a ter as ferramentas para avaliar o retorno económico do investimento.

Como atua um “Gestor de Frota”?

Como funciona a Targa Lite?

Primeiro é necessário instalar um dispositivo IoT nos veículos da frota. Depois, basta introduzir os parâmetros de referência na plataforma web para permitir a monitorização à medida por parte do gestor.

A informação exigida pela plataforma está ligada a um calendário de trabalho, ao cartão de combustível (que o sistema visa importar de forma automática) e o limite de tolerância que cada gestor define no que diz respeito ao uso do de combustível.

Assim que o gestor tiver introduzido estes dados, pode definir os objetivos de poupança e monitorizar o seu alcance, podendo a partir daí decidir se aplica medidas corretivas a toda a frota ou a grupos específicos.

A Targa Lite permite também a implementação e rastreio de ações proativas para sensibilização para as questões do desperdício.

targa lite

Alberto Falcione, vice-presidente de Vendas da Targa Telematics, refere que esta ferramenta, além de ser pensada para apoiar as operações diárias de quem gere uma frota, “traz poupanças consistentes à empresa mas também aos colaboradores e à comunidade” no que respeita à redução do desperdício e à utilização de combustível.

A DPV, empresa de soluções Go to Market para apoiar estratégias de marketing de retalho, foi das primeiras organizações a instalar a Targa Lite em mais de 300 veículos da sua frota.