O Audi Q4 e-tron é, para já, o carro elétrico da marca alemã mais acessível do mercado. Conta com quatro níveis de potência e duas baterias que permitem até 520 km de autonomia.

Tem preços, com IVA, situados entre os 44.852 euros (Q4 35 e-tron 55 kWh/170 cv) e os 57.383 euros (Q4 50 e-tron quattro 82 kWh/299 cv).

O Q4 e-tron apresenta-se em duas carroçarias: uma versão “berlina” e um mais desportivo Q4 e-tron Sportback, que custará sensivelmente mais 2070 euros quando comparado com versões com o mesmo motor e bateria. O último será comercializado em Portugal a partir de setembro, o Q4 e-tron já está disponível no mercado nacional.

Construído sobre a plataforma modular para veículos elétricos do grupo VW (ID.3, ID.4, Škoda Enyaq iV e futuramente Cupra Born, por exemplo), os novos Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback têm um posicionamento de mercado mais elevado e pretendem competir diretamente com ofertas similares de marcas premium, como o Lexus UX 300e ou o Mercedes-Benz EQA.

Características mais importantes do Audi Q4 e-tron

  • Plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen com 2,76 metros de distância entre eixos;
  • Baterias (com 8 ou 12 módulos de células) montadas sob o piso do veículo, entre os dois eixos, baixando o centro de gravidade e favorecendo a eficácia dinâmica;
  • O importador destaca o espaço interior do modelo (“habitabilidade comparável ao de um SUV de categoria superior devido à ausência de túnel central”) e a posição mais elevada dos bancos traseiros (em 7 cm) favorece a visibilidade dos ocupantes;
  • Capacidade de mala entre os 520 e 1490 litros no Q4 e-tron, e entre 535 e 1460 litros no Q4 e-tron Sportback;
  • Capacidade de reboque de até 1000 kg (1200 kg nas variantes quattro);
  • Apesar de se tratar de um SUV, a carroçaria é bastante aerodinâmica e tem um coeficiente de penetração ao vento relativamente baixo: Cx de 0,28  e de 0,26 no Sportback. Isto facilita o trabalho de insonorização e, mais importante, favorece a eficiência energética;
  • Jantes de liga leve variam entre as 19 e as 21 polegadas;
  • Suspensões independentes (McPherson à frente e multilink atrás);
  • O Q4 e-tron pode incluir suspensão desportiva rebaixada em 15 mm (de série nas versões S line) ou suspensão com controlo de amortecimento;
  • Estreia de uma nova linguagem estilística na Audi. Nomeadamente no interior, mais tecnológico, mais informativo (há um head-up display com realidade aumentada, que projeta informações à frente do condutor, numa perspetiva que é uma novidade absoluta), mais operacional (volante multifunções com superfícies táteis, por exemplo) e mais sustentável (revestimento dos bancos com grandes quantidades de poliéster reciclado em algumas versões);
  • Serviços online do Audi connect, incluindo o planeamento inteligente de rotas em função da proximidade de postos de carregamento público.

Estrutura elétrica do Audi Q4 e-tron

Versões com tração às rodas traseiras:

Q4 35 e-tron de 170 cv/125 kW, 310 Nm de binário e bateria com 55 kWh

  • Pode ser carregado a um máximo de 7,2 kW em corrente alterna e de 100 kW em carga rápida a corrente contínua;
  • Autonomia até 341 km ou 349 km no Q4 e-tron Sportback;
  • Consumo combinado de 19.1 – 17.0 kWh/100 km;
  • Velocidade máxima limitada a 160 km/h, aceleração 0-100 km/h em 9 segundos.

Q4 40 e-tron com 204 cv/150 kW, binário de 310 Nm e bateria de 82 kWh

  • Pode ser carregado a 7,2 kW e 100 kW;
  • Autonomia chega a 520 km;
  • Consumo combinado de 19.3 – 17.3 kWh/100 km;
  • Aceleração 0-100 km/h em 8,5 segundos, velocidade máxima é de 160 km/h.

Versão com tração total:

Audi Q4 50 e-tron quattro, com 299 cv/220 kW, binário de 460 Nm, bateria de 82 kWh

  • Motor traseiro de 204 cv e 310 Nm de binário + motor dianteiro com 109 cv e 162 Nm (o motor do eixo dianteiro só entra em ação quando é requerida mais potência ou necessidade de maior aderência);
  • Pode ser carregado a 11 kW ou 125 kW;
  • Autonomia de 488 km (497 km no Sportback);
  • Consumo combinado de 20.0 – 17.9 kWh/100 km;
  • Aceleração 0-100 km/h em 6,2 segundos, velocidade máxima é de 180 km/h.

Recuperação de energia e carregamentos:

  • Três estágios definidos através das patilhas no volante, opcional;
  • Recuperação durante a travagem ou no modo de condução B, com “One-Pedal-Feeling”;
  • Serviço Audi e-tron Charging dá acesso a mais de 210 mil pontos de carregamento em 26 países europeus, com um cartão apenas. Com o tarifário transit, os custos base mensais são grátis no primeiro ano de contrato e o custo por kWh em postos Ionity é de apenas 29 cêntimos.

Gestão térmica:

  • Arrefecimento externo e dois circuitos de refrigeração, que podem ser combinados de forma flexível entre si;
  • A pedido, bomba de calor com tecnologia CO2 para controlo eficiente da climatização do interior.

Gama e estrutura de preços para Portugal

  • Q4 35 e-tron 55 kWh/170 cv: 44.852 euros
  • Q4 40 e-tron 82 kWh/204 cv: 51.784 euros
  • Q4 45 e-tron quattro 82 kWh/265 cv: 55.286 euros
  • Q4 50 e-tron quattro 82 kWh/299 cv: 57.383 euros

O Q4 e-tron Sportback encarece cerca de 2070 euros:

  • Q4 e-tron Sportback 35 55 kWh 125 kW/170 cv: 46.920 Euros
  • Q4 e-tron Sportback 40 82 kWh 150 kW/204 cv: 53.852 Euros
  • Q4 e-tron Sportback 45 quattro 82 kWh 195 kW/265 cv: 57.354 Euros
  • Q4 e-tron Sportback 50 quattro 82 kWh 220 kW/299 cv: 59.451 Euros

Esta é a gama completa de preços e de equipamento do Audi Q4 e-Tron em Portugal