O Kia e-Niro Van é a mais recente aposta 100% elétrica da Kia Portugal para o mercado das frotas.

Trata-se de uma versão comercial inteiramente desenvolvida em Portugal e homologada para o mercado nacional.

Equipado com a bateria de 39,2 kWh, o preço para frota é de 29.990 euros, aos quais acresce IVA.

Se for considerado o apoio de seis mil euros do Fundo Ambiental (elegível para empresas até duas unidades e também para particulares), com o IVA deduzido, o custo de aquisição pode situar-se nos 23.990 euros.

A proposta inclui ainda a oferta do cartão de fornecimento de energia GOelectric.

Além desta versão com autonomia urbana até 405 km, o e-Niro Van também é disponibilizado com a bateria de 64 kWh, cuja autonomia urbana homologada estende-se até aos 615 km.

Com esta bateria apresenta um custo para empresas de 42.331,75 euros, IVA não incluído (valor ao qual pode vir a ser deduzido o apoio do Fundo Ambiental).

Além da dedução do IVA (pela dupla condição de ser um veículo elétrico e de ser uma versão comercial), o Kia e-Niro Van pode ver o valor deste imposto recuperado nos encargos de manutenção, se a atividade da empresa e o fim a que o veículo se destina o permitir, por se tratar de uma versão comercial.

Os encargos com a viatura não são também sujeitos a Tributação Autónoma e está igualmente isento de IUC (Imposto Único de Circulação).

Kia e-Niro é “Carro Elétrico de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine

 

Características do Kia e-Niro Van

Embora esteja transformado com a instalação de uma antepara metálica interna, o e-Niro Van mantém os atributos da versão de passageiros.

Nomeadamente os bancos dianteiros, que mantêm o seu curso normal.

Atrás destes, parcialmente cobertos pelo piso prolongado da área de carga, existem espaços com uma área que corresponde sensivelmente aos tapetes para os pés dos ocupantes do assento traseiro das versões de passageiros.

Estes espaços, acessíveis a partir dos lugares da frente (reclinando o encosto) ou das portas traseiras laterais, podem ser úteis para acondicionar objetos pessoais, pastas com documentos ou pequenas malas.

A remoção dos bancos traseiros libertou um espaço total de carga de 1,5 metros cúbicos, acessível quer através da porta da mala, quer através das portas traseiras laterais.

Até à zona da cobertura apresenta as seguintes dimensões ao nível do piso (plano):

  • Comprimento desde a base da antepara metálica: 1,51 metros
  • Largura máxima (ao nível das portas): 1,34 metros
  • Largura mínima: 1,03 metros (piso); 1,30 metros (parte superior da cobertura da cava das rodas)
  • Altura entre o piso e a parte interna da cobertura: cerca de 50 cm

Kia eNiro Van

Uma das vantagens do Kia Niro Van, como de qualquer comercial ligeiro derivado de uma viatura de turismo, face a veículos do género furgão, é oferecer uma posição de condução geralmente considerada mais prática e confortável.

E também por ser menos evidente a sua condição de veículo comercial, uma vez que exteriormente é mais facilmente confundível com um automóvel de passageiros.

A cobertura da mala, até à divisória metálica, é composta por duas peças: junto da porta, a cobertura retrátil presente na versão de passageiros e um rectângulo de pele sintética, preso por botões de pressão, sobre a área que corresponde aos bancos traseiros.

Autonomia, carregamentos e equipamento

O motor, com o equivalente a 136 cv, reivindica consumo médio de 15,3 kWh/100Km.

Com  a bateria de 39,2 kWh, a versão de passageiros apresenta uma autonomia WLTP de 289 km (combinado), que pode estender-se até aos 405 km em circuito urbano.

Este valor vai depender naturalmente da carga transportada e, como em qualquer veículo, do tipo de condução praticada.

A potência de carregamento é de 7 kW em corrente alterna e admite carregamento rápido até 80 kW em corrente contínua. As portas de carregamento ficam situadas na frente do veículo (Tipo 2/Mennekes e CCS).

Além de manter a garantia de fábrica de sete anos ou 150 mil km para a viatura, abrangendo bateria e motor elétrico, o Kia e-Niro Van inclui o equipamento da versão de passageiros, nomeadamente:

  • Pack de ajudas eletrónicas à condução
  • Infotainment com navegação
  • Monitor central de 10,25 polegadas
  • Câmara traseira
  • Chave inteligente
  • Travão de estacionamento elétrico
  • Bancos em tecido e pele
  • Seleção de modos de condução
  • Patilhas no volante para controlo do nível de regeneração de bateria

João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal:

“O Kia e-Niro Van representa a nossa capacidade de iniciativa e demonstra a agilidade da Kia enquanto construtor e enquanto agente de mudança”