O novo Hyundai IONIQ 5 é a primeira aposta da submarca IONIQ dedicada exclusivamente a veículos elétricos (VE) e já chegou a Portugal.

A partir de 50.990 euros, o IONIQ 5 vem, nas palavras dos responsáveis da Hyundai, “preparado para revolucionar o sector automóvel”.

E a identidade do IONIQ 5 salta à vista, com linhas (interiores e exteriores) vindas diretamente do futuro para 2021.

 

O IONIQ 5 é um crossover urbano de tração traseira construído sobre a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) do grupo Hyundai que servirá de base tecnológica para a próxima geração de veículos elétricos a bateria (BEV) da marca.

Este novo CUV 100% elétrico, disponível nas versões Vanguard, Plug & Power e Plug & Power + Teto Solar, carrega consigo algumas tecnologias dignas de registo, de entre as quais se destacam:

  • Tecnologia Vehicle to Load (V2L): torna o IONIQ 5 numa unidade móvel de carregamento elétrico capaz de carregar outras soluções motoras eletrificadas (BEV ou PHEV) ou equipamentos elétricos (110/220V)
  • Tecnologia 800V: carregamento elétrico dos 10 aos 80% em 18 minutos ou 100 km de autonomia conseguidos em 5 minutos
  • Hyundai Smart Sense: nível de segurança garantido pela Assistência à Condução em Autoestrada, Cruise Control Inteligente e outros sistemas de assistência ao condutor
  • Bateria de 72,6 kWh: garante uma autonomia combinada de 481 km e urbana de 686 km

Uma powerbank móvel

A Integrated Charging Control Unit (ICCU) desenvolvida da Plataforma E-GMP representa um passo em frente no que respeita aos carregadores existentes, que geralmente permitem – apenas – que a eletricidade flua numa única direção a partir de uma fonte de energia externa.

Assim, a ICCU permite a função V2L, que pode descarregar energia da bateria do veículo sem componentes adicionais.

Assim, os BEV baseados na E-GMP podem operar outros equipamentos elétricos em todo o lado. Além disso, o IONIQ 5 pode, por isso, carregar outros BEV.

Ao mesmo tempo que confere eficiência no que respeita a acomodação de baterias e conforto interior, a plataforma E-GMP permite ainda capacidades de carregamento mais elevadas e uma maior autonomia.

A plataforma E-GMP

Visto tratar-se de uma plataforma dedicada, muitas serão as vantagens quando comparada com as plataformas já existentes do grupo que acomodam motores de combustão.

A E-GMP foi desenhada com o intuito de reduzir a complexidade através da modularização, permitindo o desenvolvimento flexível de produtos que poderão vir a ser utilizados na maioria dos segmentos do grupo coreano.

Concebida para garantir melhor performance em curva e estabilidade em velocidades mais altas, a plataforma E-GMP tem o seu peso distribuído entre a dianteira e traseira do veículo e permite um centro de gravidade mais baixo.

A bateria, colocada entre os bancos dianteiros e eixos traseiros, encontra-se protegida por uma estrutura de suporte feita de aço. Em caso de colisão, a energia é absorvida graças às secções de absorção de energia da carroçaria e chassis.

A plataforma oferece uma distância entre eixos de três metros, o que resulta num maior espaço interior para ocupantes.

Smart Living Space a bordo

São estes três metros de distância entre eixos – proporcionados pela plataforma E-GMP – que garantem a habitabilidade normalmente conferida apenas a veículos de grandes dimensões.

E foi com base nesta distância entre eixos que os designers da Hyundai aplicaram o tema Living Space ao interior.

De facto, do contacto que a Fleet Magazine teve com o IONIQ 5, foi possível confirmar o elevado nível de habitabilidade a bordo, conseguido graças à ausência de túnel de transmissão e à Universal Island, um esquema de design que possibilita aos passageiros entrar e sair livre e facilmente do habitáculo.

Também a bagageira, com uma capacidade de 527 litros, vê a sua capacidade aumentar para 1.587 litros quando rebatidos os bancos traseiros (60:40).

À frente, no capot, está disponível uma bagageira dianteira com capacidade até 57 litros.

A capacidade de reboque do IONIQ 5 é de até 1.600 kg.

Baterias e performances

Equipado de série com uma única bateria de 72,6 kWh, o IONIQ 5 beneficia de uma capacidade de carregamento de alta velocidade de 800V, sendo capaz, por isso, de carregar em carregadores de 350 kW.

Ao mesmo tempo, é capaz de um carregamento rápido de 400V, sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.

O sistema de carregamento múltiplo do IONIQ 5 permite, utilizando o inversor do veículo, uma carga de 400V convertida em 800V para que possa ser armazenada na bateria.

Já a unidade motriz de 160 kW (217 cv) garante um binário imediato de 350 Nm ao IONIQ 5, que conta com três modos de condução: “ECO”, “Normal” e “Sport”.

Todas as versões do IONIQ 5 têm a sua velocidade máxima limitada a 185 km/h.

O Hyundai IONIQ 5 conta ainda com as seguintes garantias:

  • 7 anos sem limite de quilómetros
  • 8 anos de garantia da bateria de alta voltagem
  • 7 anos de Assistência em Viagem
  • 7 anos de check ups anuais gratuitos durante a vida útil do modelo.

Hyundai Motor Group junta-se à IONITY, a rede europeia de carregadores de alta potência

Assistência ao condutor

Equipado com os mais recentes equipamentos de assistência ao condutor Hyundai Smart Sense, o IONIQ 5 conta com:

  • Assistência à Condução em Autoestrada (HDA 2) com assistência de mudança de faixa de rodagem
  • Cruise Control Inteligente (SCC)
  • Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA)
  • Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA)
  • Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA)
  • Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA)
  • Radar de Ângulo Morto (BCA)
  • Alerta de Fadiga do Condutor (DAW)
  • Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com deteção de veículos, peões e ciclistas
  • Junction Turning
  • Junction Crossing
  • Lane-Change Oncoming
  • Lane-Change Side com Sistema de Direção Evasivo
  • Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros (ROA)
  • Sistema de Ajuda ao Arranque em Subida (HAC)
  • Sete Airbags, incluindo airbag do lado central do condutor
  • eCall

Um IONIQ 5 conectado

Este CUV 100% elétrico integra um head-up display de realidade aumentada (AR HUD) que projeta toda a informação relevante na linha de visão do condutor.

Além disso, inclui ainda um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, AVN de 12 polegadas, integração com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como carregamento de telemóveis por indução.

Acresce ainda a tecnologia Bluelink da Hyundai, que permite a definição de rota e perfis de utilizador, bem como o carregamento à distância e a navegação até ao destino.