A mobilidade do futuro já chegou

Foi o segundo carro elétrico mais vendido na União Europeia em 2020 e mantém-se como um dos mais bem guardados segredos da engenharia americana no que à mobilidade elétrica diz respeito. Afinal, de que é feito o Tesla Model 3?

Tesla Model 3

Faz parte do cada vez maior leque de carros elétricos disponíveis no mercado nacional há muito pouco tempo mas já conquistou o seu lugar. E continua a cimentá-lo.

O Tesla Model 3 foi alvo de uma renovação estética e mecânica e conta agora com mais autonomia – a versão Long Range ensaiada prevê 614 km de autonomia em ciclo WLTP – e um conjunto de funcionalidades que o transformam num verdadeiro canivete-suíço para a mobilidade elétrica.

O desenho do novo Tesla Model 3 é simples e obedece até a alguns dos principais padrões de estilo atualmente utilizados. A frente esculpida evoca um caráter mais desportivo e as linhas contínuas e fluidas são reveladoras do esforço levado a cabo pela Tesla para proporcionar uma viagem livre de emissões e no máximo conforto. E a verdade é que esse esforço compensou. A bordo do novo Tesla Model 3 a experiência de condução é elevada a um nível de silêncio e conforto que só é possível encontrar em propostas elétricas de segmentos premium.

Mas concorrer com outras marcas não parece ser o principal objetivo da Tesla. Aliás, com um preço abaixo dos 60 mil euros – igual para empresas e para particulares, esclarece a marca – o Model 3 presta-se a ser na sua essência, em simultâneo, um amuleto e uma ferramenta. Amuleto porque a marca ainda goza de um certo estatuto de exclusividade e luxo e ferramenta porque esse é o conceito do Model 3: servir como facilitador de mobilidade.

Não há muito a dizer sobre o interior do Model 3 a não ser que, com exceção do seletor de ordem de marcha, que também inclui o cruise control, e do indicador de mudança de direção, todos os parâmetros do carro são controlados no ecrã tátil de 15 polegadas instalado na consola central.

Tesla Model 3

Até a direção do fluxo de ar condicionado – que pouco ou nada afeta a autonomia do Model 3.

No que respeita a prestações, o Model 3 ensaiado está equipado com um motor duplo de tração integral que assegura uma potência de aceleração capaz de rivalizar com a maioria dos desportivos movidos a gasolina. Por isso, é exigida ao condutor uma maior contenção no peso exercido no pedal da direita, ou os limites de velocidade podem ser fácil e rapidamente transpostos. Muito rapidamente.

O Super-carregamento

A marca americana quer garantir que nenhum condutor sofre de ansiedade de autonomia em Portugal. Para isso, continua a instalação de Superchargers no nosso país – são atualmente 86, distribuídos por oito locais, com potências de carregamento até 250 kW.

Tesla Model 3

Utilizando um Supercharger de 150 kW, por exemplo, é possível carregar 60% da bateria do Tesla Model 3 em menos de uma hora.

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Impressões

É um carro pensado para a mobilidade do futuro. Silencioso, vistoso e muito fácil de manobrar mesmo em ambiente urbano, o Model 3 veio provar que a mobilidade que a Tesla quer no futuro não tem de ser uma preocupação, muito menos aborrecida.

A integração da digitalização nos controlos do veículo é notória – o Model 3 é customizável ao pormenor, e com a possibilidade de fazer do telemóvel uma chave digital, o condutor beneficia de uma série de comodidades de que outras soluções ainda não dispõem. Exemplo disso é o modo “Sentinela”: ao ser ativado, as câmaras exteriores do Model 3 registam toda e qualquer atividade suspeita em redor do veículo, gravando imagens que são descarregadas para um dispositivo de armazenamento USB localizado no interior do porta-luvas (também ele aberto através de um botão digital no ecrã central) que pode depois ser entregue às autoridades no caso de tentativa de furto.

Tesla Model 3