O novo Kia Sportage tem o seu lançamento previsto para Portugal no primeiro trimestre de 2022.

Foi concebido especificamente para a Europa e trabalhado, diz a marca, no sentido de estabelecer novas referências num dos segmentos mais procurados no velho continente, o dos SUV.

O Kia Sportage foi desenvolvido com base numa nova arquitetura e beneficia de um programa de engenharia tecnológica focado na Europa. Deste plano faz parte uma distância entre eixos otimizada e dimensões e proporções especialmente pensadas para as estradas europeias e, principalmente, condutores e passageiros europeus (a capacidade de carga, do espaço para a cabeça e para as pernas aumentou substancialmente em relação à anterior geração Sportage).

É por isso que a Kia diz que este é um SUV “adaptado às exigências dos clientes europeus”.

Segundo Jason Jeong, presidente da Kia Europe, o novo Sportage “conjuga uma presença dinâmica no exterior e com um habitáculo centrado no condutor”, além de usufruir de tecnologias de eletrificação do grupo motopropulsor.

E é neste âmbito que, com uma oferta híbrida plug-in, a Kia diz querer continuar com a missão de acelerar a mobilidade sustentável na Europa.

KIA: gama eletrificada para frotas

Motorizações híbridas. Mas não só

O novo Kia Sportage será lançado com uma gama de conjuntos híbridos e de motorizações de combustão interna a gasolina ou diesel de última geração.

Assim, estarão disponíveis soluções full hybrid (HEV), mild-hybrid (MHEV) e híbrida plug-in (PHEV) no novo Sportage.

Segundo a marca, a organização do espaço destas versões foi estudada de forma a que a habitabilidade dos passageiros e carga não fosse comprometida. Exemplo disso é a colocação do conjunto de baterias da versão PHEV, que está colocado a meio caminho entre os dois eixos do Sportage, na parte inferior da carroçaria.

  • Sportage PHEV: equipado com o motor de combustão 1.6 T-GDi e um motor elétrico de ímanes permanentes de 66,9 kW (90 cv), o Sportage híbrido plug-in alia ao conjunto motriz uma bateria de iões de lítio de 13,8 kWh de capacidade. A potência total deste conjunto é de 265 cv.
  • Sportage HEV: conta também com o motor de combustão interna 1.6 T-GDi, com 180 cv de potência, e um motor elétrico de ímanes permanentes de 44,2 kW (60 cv). A bateria de iões de lítio de 1,49 kWh completa o conjunto. A potência total deste grupo motopropulsor híbrido é de 230 cv.
  • Sportage MHEV: concebido, diz a marca, para diminuir as emissões e otimizar os baixos consumos, também o Sportage mild-hybrid está equipado com o bloco 1.6 T-GDi, que gera uma potência de 150 ou 180 cv.
  • Sportage diesel: com opções de potência entre 115 ou 136 cv, o novo Sportage será também lançado numa versão diesel (1.6 litros). A versão de 136 cv está também disponível com tecnologia MHEV.

O bloco 1.6 T-GDi pode ser combinado cmo uma caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem (7DCT) ou com uma caixa manual de seis velocidades (MT).

Quanto às versões diesel, com ou sem tecnologia MHEV, podem ser conjugadas com uma caixa manual de seis velocidades inteligente (iMT) ou com a 7DCT.

Todas as versões do Sportage europeu estão equipadas com a tecnologia Idle Stop-and-Go (ISG) da Kia, que desliga o motor de combustão quando o veículo está parado.

O Terrain Mode do novo Kia Sportage

É a primeira vez que esta função está disponível no Sportage. Trata-se de uma solução que ajusta automaticamente as definições do novo SUV de forma a proporcionar dinâmica de condução ideal em qualquer tipo de piso (neve, lama ou areia).

Com o Terrain Mode ativado, o Sportage assume o Drive Mode, que permite ao condutor escolher entre os modos Comfort, Eco ou Sport.

Para facilitar a adoção desta função, a Kia instalou no novo Sportage a nova geração do Controlo Eletrónico da Suspensão (ECS), que controla permanentemente, em tempo real, o amortecimento.

Um sistema AWD com controlo eletrónico assegura que a potência é idealmente distribuída pelas quatro rodas, em função das condições da estrada e das situações de condução.

kia sportage

Espaço a bordo

No habitáculo do Sportage europeu, a par da utilização de alta tecnologia nos instrumentos e conectividade, garantida pelo painel de instrumentos de 12,3 polegadas equipado com um ecrã LCD TFT de última geração e pelo sistema de conexão remota para smartphones Kia Connect, a Kia procurou criar um cockpit – relativamente à anterior versão – que proporcionasse uma sensação de maior largura e profundidade.

ENSAIO: Kia Sportage 1.6D MHEV (48V Hybrid)

Os passageiros da segunda fila de bancos podem assim contar com um espaço para as pernas de 996 mm e de um espaço para a cabeça de 998 mm (o carro tem uma distância entre eixos de 2.680 mm, uma largura de 1.865 mm, um comprimento de 4.515 mm e uma altura de 1.645 mm).

A capacidade de carga é de 591 litros, mas pode aumentar para 1.780 litros, rebatendo os bancos traseiros (40:20:40).

Tecnologia DriveWise

A Kia procurou equipar o Sportage de quinta geração com os principais Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS).

No pacote DriveWise ADAS do novo Sportage, o condutor beneficia dos seguintes sistemas:

  • Assistência à Prevenção de Colisões Frontais
  • Assistência à Condução em Autoestrada (HDA)
  • Cruise Control Inteligente (NSCC)
  • Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA)
  • Asistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA)
  • Monitor do Ângulo Morto (BVM)
  • Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA)
  • Monitorização do Tráfego à Retaguarda (RVM) e do Espaço Circundante (SVM)

kia sportage