O novo Volkswagen Polo já está em Portugal.

Com 100 unidades já entregues aos primeiros clientes, o novo Polo chega ao mercado nacional a partir de 18.640 euros e com uma versão GNC (gás natural).

Dos quilómetros de estrada que a FLEET MAGAZINE pôde fazer ao volante do novo Polo, são visíveis (relativamente à anterior geração) as alterações desenhadas no cockpit, agora totalmente digital.

A juntar às funcionalidades digitais, o novo Polo vem equipado, pela primeira vez, com IQ.DRIVE Travel Assist com condução autónoma de nível 2 e faróis IQ.LIGHT LED matrix, até aqui disponíveis apenas em segmentos superiores.

Até final do ano está prevista a chegada da emblemática série GTI (motor 2.0 litros TSI com 207 cv de potência). Até lá, o novo Polo é proposto nos níveis de equipamento Polo, Life, Style e R-Line.

Potências entre os 80 e os 110 cv

A oferta de motores do novo Polo não inclui versões diesel, mas está disponível uma motorização a gás natural (1.0 TGI com 90 cv).

Além desta solução mais ecológica, estão disponíveis o bloco MPI 1.0 com 80 cv e dois blocos TSI sobrealimentados 1.0 com 95 e 110 cv.

Todos os modelos estão equipados com o sistema Start-Stop e modo de travagem regenerativa.

A VW disponibiliza ainda, a partir dos 95 cv de potência, a caixa automática DSG de dupla embraiagem.

O IQ.DRIVE Travel Assist

Na apresentação do novo Volkswagen Polo, a marca salientou a evolução tecnológica do modelo compacto, que conta agora com o IQ.DRIVE Travel Assist, que permite a condução autónoma de nível 2.

Isto significa que o novo Polo pode assumir o controlo da direção, travagem e aceleração automaticamente, a velocidades até 210 km/h (com a caixa DSG) ou entre os 30 e os 210 km/h (com a caixa manual).

O nível de conforto proporcionado pelo Travel Assist garantido é baseado no Cruise Control Adaptativo (ACC), que mantém as distâncias e respeita os limites de velocidade, ajudando também a manter uma velocidade máxima previamente definida, bem como uma distância segura em relação ao veículo da frente. Combinado com o Lane Assist, este sistema orienta também o Polo lateral e longitudinalmente.

volkswagen polo

Este sistema é utilizado e ativado no volante multifuncional, que possui um botão separado para o sistema Smart Assist.

Estão ainda disponíveis outros sistemas:

  • Assistência à manutenção de faixa de rodagem com assistência lateral e alerta de tráfego na traseira
  • Travagem autónoma de emergência
  • Travagem automática pós-colisão