O novo Toyota Yaris Cross foi pensado e desenhado para a Europa e para ir ao encontro das preferências dos clientes europeus pelo recente mercado dos B-SUV.

Com um design compacto mas com características de SUV (adquirida pela marca com a experiência de 25 anos que tem com o RAV4 e com o mais recente híbrido C-HR), o Yaris Cross está dotado dos principais atributos da nova geração do Yaris hatchback.

Construído sobre a plataforma GA-B para modelos compactos (parte da estratégia Toyota New Global Architecture) e equipado com a quarta geração do sistema eletrificado de propulsão híbrida Toyota, o novo Yaris Cross é proposto numa versão com tração frontal, mas pode ser configurado em versões com sistema elétrico Toyota de tração às quatro rodas – – designado All Wheel Drive – Intelligent (AWD-i).

yaris cross

O novo Yaris Cross é proposto em quatro níveis de equipamento principais (Comfort Plus, Exclusive, Sqare Collection Luxury e a edição de lançamento Premiere Edition).

ENSAIO: Toyota Corolla Touring Sports 2.0 Hybrid Dinamic Force Luxury

Fácil, Rápido, Inteligente

Foi o mote lançado pela Toyota para desenhar o Yaris Cross.

Este novo Yaris tem um design robusto e beneficia de uma postura SUV (mais elevada), cada vez mais procurada também pelas empresas.

A secção dianteira robusta, com grelhas superior e inferior a formar duas formas trapezoidais sobrepostas (elemento de design exclusivo dos SUV Toyota).

Em comparação com a versão hatchback, o Yaris Cross é 95 mm mais alto (1.560 mm), 20 mm mais largo (1.765 mm) e 240 mm mais comprido (4.180 mm).

A distância entre eixos do Yaris Cross manteve-se nos 2.560 mm, mas o aumento na altura ao solo (de 25 mm para 170 mm) reforça o caráter SUV desta proposta.

O raio de viragem é de 5,3 metros, o que destaca a agilidade urbana garantida ao volante deste SUV urbano.

Toyota Smart Cargo

Trata-se de uma área de carga que foi conseguida, diz a Toyota, graças ao conceito inteligente de arrumação interior do Yaris Cross.

Com todos os bancos em posição normal, incluindo o espaço por baixo do alçapão divisor, estão disponíveis 397 litros de volume de carga. Rebatendo os bancos traseiros, essa capacidade aumenta para 1.097 litros.

Os bancos traseiros são rebatíveis em 60:40 ou, nos níveis de equipamento mais elevandos, em 40:20:40.

Unidade híbrida

A tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota equipa o novo Yaris Cross.

O motor Hybrid Dynamic Force de 1.5 litros (com a mesma estrutura básica e lógica de funcionamento da unidade 2.0 que equipa os Corolla e C-HR) é uma unidade de ciclo Atkinson que possui uma eficiência térmica de 40% - ou seja, é usada mais energia por cada gota de combustível para alimentar o Yaris Cross.

Este é um motor silencioso durante a aceleração e a potência e binário máximos são obtidos a velocidades mais baixas, diz a Toyota: 92 cv às 5.500 rpm e 120 Nm de binário entre as 3.600 e as 4.800 rpm.

Quanto ao motor/gerador elétrico desta unidade híbrida, trata-se de um motor de 580V com 80 cv e 141 Nm de binário.

Considerando a potência total do conjunto motriz (a gasolina e elétrico), o Yaris Cross debita 116 cv.

A Toyota garante consumos combinados de 4,5-5,0 l/100 km e emissões de CO2 de 101-113 g/km. Valores em ciclo WLTP.

Já a bateria de iões de lítio é uma unidade de 177,6V capaz de produzir o dobro de energia na travagem e de fornecer 50% mais potência na aceleração quando comparada com a bateria de níquel-hidreto da geração anterior do Yaris Hybrid.

Motor a gasolina

O Yaris Cross também pode ser encomendado com motor a gasolina 1.5 litros (baseado na mesma unidade do sistema híbrido).

Esta unidade de três cilindros debita 125 cv às 6.600 rpm e um binário máximo de 153 Nm entre as 4.800 e as 5.000 rpm.

Quanto a consumos, situam-se no intervalo 5,7-6,2 l/100 km e as emissões de CO2 não ultrapassam os 140 g/km.

RAV4 Plug-in: o SUV da Toyota que seduz as empresas

Um Toyota conectado...

A Toyota Smart Connect é a mais recente plataforma multimédia da marca.

Operado por um ecrã tátil de alta definição de nove polegadas e com cartão SIM embutido, o Toyota Smart Connect beneficia de uma série de tecnologias e sistemas que conectam o condutor ao Yaris Cross.

É possível conectar, sem fios, smartphones com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Através da aplicação de serviços conectados do smartphone, o utilizador do Yaris Cross pode controlar remotamente uma série de funções, como é o caso da abertura e fecho das portas, a climatização a bordo ou as luzes de emergência.

...e seguro

Estão presentes a última geração dos sistemas Segurança Ativa e Toyota Safety Sense, bem como sistemas de assistência ao condutor, todos de série.

Adicionalmente, o proprietário pode optar por airbags centrais, Alerta de Ângulo Morto e Deteção Traseira de Aproximação de Veículos com Travagem Automática.

O sistema de tecnologias de assistência ao condutor presente no Yaris Cross inclui:

  • Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Deteção de Veículos
  • Deteção de Peões de dia e de noite
  • Deteção de Ciclistas de dia
  • Assistência de Viragem em Cruzamentos
  • Assistência de Direção de Emergência
  • Cruise Control Adaptativo de Alcance Total
  • Alerta de Saída de Faixa (LDA)
  • Assistência à Manutenção de Faixa (LTA)
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA)
  • Luzes de Máximos automáticas (AHB)
  • Sistema de Máximos Adaptativo (AHS), este opcional com óticas totalmente LED

yaris cross