O BMW 320e Touring Corporate Edition venceu a categoria “Carro de Empresa de 27.500 euros a 35 mil euros” nos Prémios Fleet Magazine 2021, patrocinados pela Verizon Connect.

O série 3 da BMW com motor plug-in repete a vitória nesta categoria, depois de conquistar o prémio, em 2020, com a versão 330e.

Prémios Fleet Magazine 2021: estes foram os vencedores

O BMW 320e Touring Corporate Edition partilha a mesma solução mecânica do 330e, embora disponha de menos 88 cv.

Difere na potência do motor de 2,0 litros a gasolina: 163 em vez de 184 cv.

A eletrificação das duas versões é assegurada por um motor elétrico com 83 kW (113 cv), alimentado por uma bateria de 12 kWh (10,8 kWh utilizados).

Ambos apresentam tração traseira, transmissão automática de oito velocidades e a mesma eficiência de consumos e emissões: autonomia elétrica superior a 50 km e emissões abaixo das 50g/km.

Isto permite que as empresas possam beneficiar de vantagens fiscais, como a dedução do IVA, 10% de Tributação Autónoma sobre os encargos com a viatura (em vez de 27,5%) e depreciação total do respetivo custo de aquisição.

O custo da versão Corporate Edition para empresa, à data da inscrição nos Prémios, era de 34.997,42 euros mais IVA.

Nos restantes lugares do pódio da categoria “Carro de Empresa de 27.500 euros a 35 mil euros” nos Prémios Fleet Magazine 2021, segundo escalão da Tributação Autónoma para empresas, classificaram-se também dois modelos com motor plug-in: Volkswagen Tiguan 1.4 TSI PHEV DSG  e Mitsubishi Eclipse Cross 2.4 MIVEC PHEV.

Na sua categoria (custo de aquisição entre 27.500 euros e 35 mil euros), o BMW 320e Touring Corporate Edition foi o modelo que recolheu maior número de votos por parte de um júri composto por gestores de frota e responsáveis pela compra de viaturas de empresa.

Prémios Fleet Magazine 2021: júri das categorias “Carro de Empresa” e “Gestora de Frota”

Com 84,2% dos votos possíveis, obteve as classificações mais elevadas em sete das nove questões avaliadas:

  • Preço de aquisição;
  • Qualidade de construção;
  • Posição de condução;
  • Conforto;
  • Condução e segurança;
  • Consumos e emissões;
  • Capacidade de enquadramento numa frota de empresa.

Os Prémios Fleet Magazine são a maior distinção do sector das frotas em Portugal, e, no caso dos Prémios “Carro de Empresa”, três das categorias correspondem aos três escalões de Tributação Autónoma para empresas e uma quarta aos modelos comerciais.

O preço de aquisição para empresa de cada viatura inscrita a concurso define assim o escalão a que concorre.

Ao longo de 2021, um júri composto por gestores de frota e responsáveis pela compra de viaturas de empresa teve a oportunidade de ensaiar várias viaturas concorrentes às diferentes categorias dos Prémios Fleet Magazine, pontuando diversos critérios que incidem sobre o preço de aquisição, a qualidade de construção, o conforto, a condução e o desempenho dinâmico, a eficiência, o equipamento (incluindo sistemas de auxílio à condução), a versatilidade e capacidade de carga no caso dos modelos comerciais e quanto ao seu enquadramento na frota de uma empresa.