A Nissan aliou-se à Allego e à E.ON, duas fornecedoras europeias de carregamento elétrico, para lançar postos de carregamento rápido na sua rede de concessionários.

A infraestrutura de carregamento, espalhada por 18 países europeus, vai contar com unidades de carregamento rápido combinado CCS e CHAdeMO de 24 kW e 50 kW.

Os utilizadores da aplicação Nissan Charge (ainda não disponível em Portugal) ou dos serviços de carregamento público Plugsurfing, vão ter acesso aos pontos de carregamento disponíveis nos concessionários da Nissan participantes.

Tanto o ARIYA como o Townstar estão equipados com a mais recente tecnologia de motorização e carregamento Nissan, com ambas as capacidades de carregamento rápido CCS.

Nissan Ariya: o novo crossover coupé 100% elétrico com autonomia até 500 km

Jean-Philippe Roux, vice-presidente de Desenvolvimento de Rede e Serviço de Clientes da Nissan AMIEO, diz que o plano abrangente de expansão da infraestrutura de carregamento em parceria com a Allego e a E.ON é uma prova do compromisso da marca com a mobilidade elétrica.

Mathieu Bonnet, CEO da Allego, diz que a empresa está entusiasmada com a parceria com a Nissan para melhorar a rede existente na Europa de postos de carregamento elétrico.

Quanto a Mathias Wiecher, presidente sénior da E.ON, a cooperação com a marca japonesa é um exemplo de como a empresa pode trabalhar em conjunto, em parcerias intersectoriais, para descarbonizar.

A Nissan vai acelerar os seus planos de eletrificação. A marca pretende lançar 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos 100% elétricos e, até 2030, alcançar um grau de eletrificação de 50% em toda a sua gama global.

A marca acrescenta ainda que vai introduzir baterias de estado sólido (ASSB) em 2028.

Por fim, será instalado um hub VE de mais de mil milhões de euros na fábrica britânica de Sunderland. Este hub de produção de veículos elétricos “estabelece o projeto para o futuro da indústria automóvel, integrando automóveis elétricos, energias renováveis e produção de baterias”, conclui a marca.