Em 2022 os ctt – Correios de Portugal acrescentaram 289 veículos 100% elétricos à sua frota operacional.
A integração destes quase 300 veículos elétricos garante assim aos ctt uma frota elétrica de quase 500 viaturas, nas quais se inclui o lote de quadriciclos Citroën AMI Cargo recentemente adquirido.
Uma aposta que a empresa diz ser para manter em 2023 e que “mostra o forte compromisso com questões de sustentabilidade, rumo ao objetivo de alcançar a meta net zero em 2030”.
Os ctt dizem que a eletrificação da sua frota assume um papel fundamental no desafio da transição energética. A empresa acrescenta ainda que, com mais viaturas elétricas, tem registado desde 2017 uma melhoria na média anual de eficiência da sua frota operacional própria na ordem dos 7,5%.
Sobre a transição energética da sua frota, os ctt esclarecem que para ela contribuem diversos fatores, a destacar:
- A melhoria da qualidade do ar respirado nos centros urbanos;
- A redução da dependência de combustíveis fósseis;
- Uma condução mais confortável para os carteiros e expedidores que diariamente percorrem vários quilómetros.
Quer saber como os CTT estão a gerir a frota no domínio da segurança e da eficiência?
Também em 2022 os ctt inauguraram os seus primeiros Centros de Entrega “100% verdes”:
- Arroios;
- Junqueira;
- Cascais;
- Ilha da Graciosa (arquipélago dos Açores);
- Porto Santo (arquipélago da Madeira).
A empresa diz que mantém a ambição de expandir este conceito a outros centros.
Neste processo de aceleração da transição energética da sua frota, os ctt também já contam com Centros de Entrega onde a frota elétrica tem “um relevo substancial” nas entregas de última milha; ex: centros de Braga, Vila Nova de Gaia, Maia, Coimbra, Évora, Odivelas e Castelo Branco.
Os ctt garantem ainda que no decorrer do ano fizeram testes a diferentes tipos de veículos (de triciclos a ligeiros de mercadorias) em conjunto com os fabricantes. Estes testes garantiram uma avaliação num processo operacional exigente em circunstâncias operacionais e meteorológicas diversas com o respetivo retorno de desenvolvimento, para eventuais melhorias do produto e uma correta perceção das necessidades pós-venda, no âmbito da manutenção, diz a empresa.