A mais recente tabela da ACAP referente ao primeiro semestre de 2022 mostra que, em relação ao mesmo período de 2021, matricularam-se menos 9.575 viaturas ligeiras em Portugal, entre versões de passageiros e de mercadorias.
Contudo, este valor contrasta ainda mais quando comparado com o resultado no final do primeiro semestre de 2019, ano que antecedeu a pandemia por Covid-19: menos 60.431 registos de automóveis ligeiros.
Viaturas Ligeiras de Passageiros | |||||
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | |||||
Total de Matrículas de Veículos Ligeiros |
A tabela acima mostra também que a diferença é ainda maior quando comparado com 2018, uma vez que, no final do primeiro semestre de 2019, a venda de carros novos em Portugal revelava já uma queda de 4,1% face ao resultado do ano anterior.
Percentualmente, esta é a variação semestral de matrículas de carros novos, comparando 2022 com os anos de 2019 e 2018:
Viaturas Ligeiras de Passageiros | |||
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | |||
Variação Total Veículos Ligeiros |
Em números redondos, isto significa que, em 2022, deixaram de se matricular, em média, mais de dez mil carros por mês face a 2019!
A significativa contração do mercado europeu (todos os grandes mercados da União Europeia estão a descer; a titulo de exemplo, Espanha matriculou menos 10,8% de automóveis de passageiros no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2021) está a fomentar a subida de marcas com menos tradição nos lugares cimeiros da tabela de vendas e a incrementar a vendas de carros elétricos.
(Fonte: ACAP)