O comércio de carros novos em Portugal no final do primeiro semestre de 2023 teve um crescimento homólogo de 45,4% no segmento dos ligeiros de passageiros e 16,5% nos comerciais ligeiros.
A este ritmo, a venda total de veículos ligeiros regressará a valores acima das 200 mil unidades antes do final do ano.
Se nenhum contratempo o impedir, é mesmo bastante provável que também o segmento dos ligeiros de passageiros possa superar as 200 mil matrículas em 2023.
Em 2022 foram matriculadas 179.791 viaturas ligeiras, sendo 156.250 ligeiras de passageiros e 23.541 veículos ligeiros de mercadorias.
Dacia é a terceira marca nos ligeiros de passageiros
Factos mais relevantes, a liderança consolidada na Peugeot nos automóveis ligeiros, a progressiva recuperação da Volkswagen nos ligeiros de passageiros (mais do que duplicando os números de 2022) e, para quem tenha estado distraído, uma surpreendente terceira posição da Dacia nesta mesma categoria.
Além do rebranding da marca romena estar a ser muito bem recebido, para este bom resultado contribuem não só o sucesso de modelos como o Sandero e o Jogger, como ainda o facto de ser uma das duas únicas marcas com oferta GPL na gama.
Tal facto está a fazer com que algumas empresas encarem modelos Dacia com mecânica GPL uma alternativa económica para renovar unidades diesel da sua frota.
Eis um balanço rápido do Mercado Automóvel em Portugal nos primeiros seis meses de 2023
Viaturas Ligeiras de Passageiros | ||||
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | ||||
Total de Matrículas de Veículos Ligeiros |
Em valores absolutos, entre janeiro e o final de junho de 2023 matricularam-se em Portugal mais 36.353 unidades ligeiras comparativamente ao mesmo período de 2022.
Só no mês de junho, o segmento de ligeiros de passageiros recuperou 41,7% face a 2022 (de 15.554 para 22.041 unidades), enquanto os ligeiros de mercadorias cresceram 62,3% (de 1.954 para 3.172 unidades)!
A tabela seguinte confirma que junho foi o mês com maior quantidade de matrículas realizadas no primeiro semestre de 2023.
Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | |
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Viaturas Ligeiras de Passageiros | 14.639 | 16.080 | 21.472 | 16.107 | 19.816 | 22.041 |
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | 2.186 | 2.036 | 2.429 | 1.650 | 2.244 | 3.172 |
Total de Matrículas de Veículos Ligeiros | 16.825 | 18.116 | 23.901 | 17.757 | 22.060 | 25.213 |
Apesar deste resultado positivo, a ACAP faz questão de lembrar que os valores obtidos no primeiro semestre de 2023 são 15,9% abaixo do número de registos do mesmo período de 2019.
Esta tabela mostra que, ainda assim, o resultado de junho de 2023 não ficou muito distante do obtido no mesmo mês de 2019.
Junho 2023 | Junho 2019 | |
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Viaturas Ligeiras de Passageiros | 22.041 | 25.305 |
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | 3.172 | 3.666 |
Total de Matrículas de Veículos Ligeiros | 25.213 | 28.971 |
Matrículas automóveis em Portugal por segmento e marca em junho e no primeiro semestre de 2023
- Marcas (19) com volume de vendas superior a 2.000 unidades no segmento de ligeiros de passageiros no primeiro semestre
Junho/2023 | Janeiro-Junho/Q2 2023 | ||||
MARCAS | Matrículas mês | Variação % | Matrículas semestre | Variação % | |
1.º | Peugeot | 3.107 | 80,7 | 12.914 | 48,2 |
2.º | Renault | 1.872 | 8 | 9.466 | 68,6 |
3.º | Dacia | 1.541 | -5,9 | 7.652 | 74,1 |
4.º | Volkswagen | 1.415 | 105,1 | 7.563 | 107,6 |
5.º | BMW | 1.283 | 32,0 | 7.041 | 36,7 |
6.º | Mercedes-Benz | 1.357 | 27,9 | 7.038 | 33,9 |
7.º | Toyota | 1.178 | 39,4 | 5.933 | 9,1 |
8.º | Citroën | 1.226 | 96,2 | 5.127 | 5,3 |
9.º | Seat | 1.118 | 101,1 | 5.048 | 42 |
10.º | Opel | 1.128 | 135 | 4.802 | 92,5 |
11.º | Tesla | 862 | 87,8 | 4.108 | 290,9 |
12.º | Ford | 521 | 40,8 | 3.775 | 101,9 |
13.º | Nissan | 575 | 4,9 | 3.725 | 36,6 |
14.º | Kia | 941 | 42,6 | 3.682 | 8,8 |
15.º | Hyundai | 514 | -33,8 | 3.232 | -18,7 |
16.º | Fiat | 377 | -50,7 | 3.035 | 17,2 |
17.º | Audi | 595 | 117,9 | 2.573 | 36,3 |
18.º | Volvo | 489 | 213,5 | 2.507 | 32,6 |
19.º | Skoda | 400 | 175,9 | 2.023 | 103,9 |
- Uma variação homóloga positiva de quase 81% em junho consolidou a posição de liderança da Peugeot em Portugal;
- Apesar do contratempo em junho, a Dacia conquista o pódio do segmento no final dos primeiros seis meses do ano. Apesar do ligeiro recuo face ao período homólogo, foi ainda assim a terceira marca com mais matrículas em junho;
- A Volkswagen tem vindo a conquistar lugares nas tabelas de ligeiros de passageiros e a quarta posição ficou a menos de 100 unidades de conquistar o pódio;
- Com um crescimento homólogo de quase 291% no primeiro semestre, a Tesla está quase a entrar no TOP10;
- Das 19 marcas que constam na tabela, a Hyundai é a única a apresentar um resultado negativo em junho e no total acumulado do primeiro semestre. Em junho, também Dacia e Fiat revelaram uma variação negativa face aos valores do mesmo mês de 2022;
- Com presença cada vez mais reduzida nos segmentos mais populares das empresas, BMW e Mercedes-Benz perderam alguma quota de mercado.
- Marcas (12) com volume de vendas superior a 100 unidades no segmento de ligeiros de mercadorias no primeiro semestre
Junho/2023 | Janeiro-Junho/Q2 2023 | ||||||
MARCAS | Matrículas mês | Variação % | Matrículas semestre | Variação % | |||
1.º | Peugeot | 596 | 61,1 | 2 716 | 27,3 | ||
2.º | Citroën | 645 | 189,2 | 2 025 | 41,9 | ||
3.º | Renault | 382 | 14 | 1 634 | 7,8 | ||
4.º | Ford | 174 | -19,1 | 1 299 | 15 | ||
5.º | Opel | 232 | 57,8 | 1 260 | 20,3 | ||
6.º | Fiat | 263 | 260,3 | 1 167 | 93,2 | ||
7.º | Toyota | 211 | 68,8 | 947 | -20,5 | ||
8.º | Mercedes-Benz | 180 | 9,1 | 582 | -1,5 | ||
9.º | Volkswagen | 137 | 163,5 | 564 | 19,7 | ||
10.º | Iveco | 126 | 186,4 | 493 | 27,1 | ||
11.º | Isuzu | 76 | 33,3 | 325 | 40,7 | ||
12.º | FUSO | 55 | 34,1 | 294 | 0 |
- A eletrificação das frotas de comerciais está a ser favorável para algumas marcas (Citroën, Volkswagen) e mais complicada para outras (Toyota, Mercedes-Benz);
- O conjunto de marcas do grupo Stellantis é responsável por 52,3% das matrículas do segmento;
- Se a estes 52,3% juntarmos os modelos Proace e Proace City fabricados pelo construtor francês para a marca japonesa, a percentagem fica próxima dos 69%;
- Peugeot, Citroën, Renault, Ford, Opel e Fiat, as únicas com mais de 1000 unidades matriculadas no primeiro semestre, são responsáveis por 85,8% dos registos;
- Só em junho, o conjunto das marcas deste grupo automóvel assegurou no mercado português de Veículos Comerciais (VCL) a maior quota de mercado do continente europeu: 54,8%, em resultado de 1.738 unidades matriculadas;
- Também em junho, a Stellantis mais do que duplicou a sua quota de mercado nos comerciais 100% elétricos: 61,3% em resultado de 144 VCL 100% elétricos. O VCL-BEV mais vendido foi o Citroën ë-Berlingo Van com 74 unidades;
- No acumulado do semestre, o grupo francês conta 775 unidades matriculadas, sendo que os três furgões 100% elétricos mais vendidos em Portugal são o Peugeot e-Partner (334 matrículas), o Citroën ë-Berlingo Van (130) e o Opel Combo-e (127).