Quase metade dos portugueses já tem crédito automóvel adquirido junto dos bancos ou das financeiras, revela um estudo da Cetelem sobre a tendência de consumo no sector automóvel.
46% dos portugueses inquiridos afirma que já possui um crédito automóvel numa dessas instituições, mas esse número pode subir para 62%, de acordo com as respostas dadas ao inquérito.
No estudo do Observador Cetelem percebe-se também que as taxas de juro irão constituir no futuro próximo um critério ainda mais decisivo na escolha das instituições financeiras: 22% dos compradores portugueses já discutiram o seu projeto de financiamento com base nesse critério e, no futuro, serão 39% a fazê-lo.
O estudo avisa ainda que as declarações de intenção podem não se traduzir em compras de automóveis. “Sabemos que a concessão de financiamento é muitas vezes uma questão de oportunidade, não sendo necessariamente, um ato premeditado. Quando é feita alusão a um eventual financiamento futuro, as pessoas com essa intenção têm mais tendência a abordar em primeiro lugar o seu banco, com o qual mantêm um relacionamento privilegiado. Contudo, no ato da compra, os cálculos efetuados quanto ao financiamento são, em geral, mais favoráveis às instituições financeiras que se dedicam ao setor automóvel e aos estabelecimentos especializados junto do local de venda, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.