ALD COnselhos Para comemorar o Dia Mundial da Poupança, a ALD Automotive e a CR&M relembram alguns conselhos de eco-condução que podem contribuir para a redução de custos dos automobilistas, uma vez que promovem a adopção de uma nova atitude de condução mais ambiental, económica e defensiva. A alteração deste comportamento permite diminuir os consumos de combustível e emissões de CO2, bem como reduzir o risco de acidente:

1. Planeie os percursos: evite os atrasos

Os atrasos têm como consequência directa o aumento dos consumos, das emissões e do risco de acidente. Condutor apressado acelera mais, comete mais infracções e é menos tolerante com viaturas mais lentas. Calcule o tempo necessário para os seus trajectos por excesso e antecipe a sua saída.

 

2. Suba de mudança logo que possível e a baixa rotação

Faça as passagens de caixa e subidas de mudança a rotações abaixo das 2000 RPM e utilize durante mais tempo as mudanças altas, a 5ª ou a 6ª, mesmo a velocidades de circulação reduzidas entre os 50 e 70 km/h.

 

3. Pé ligeiro no acelerador

Mantenha o pé ligeiro sobre o acelerador, conduza com rotações abaixo das 2500 RPM e evite fazer mudanças de velocidade de “ouvido”, ou seja, através do ruído do motor.

 

4. O regulador de velocidade e velocidade estabilizada

Sempre que a maioria das viaturas ligeiras ultrapassa os 110 ou 120 kms/h, aumenta os consumos de forma quase exponencial. Por isso mantenha velocidades de circulação mais baixas. Se a auto-estrada não tiver subidas ou descidas acentuadas ou prolongadas, e se estiver com boas condições de aderência e de visibilidade e se o transito estiver fluido, pode recorrer ao uso do regulador de velocidade (cruise control) para manter a velocidade estabilizada e controlada.

 

5. Aproveite o “balanço”

Sempre que atingir a velocidade pretendida, em vez de manter sempre o pé no acelerador, mantenha mudanças altas e retire o pé do acelerador. Especialmente em retas longas e nas descidas. A viatura irá manter a velocidade sem consumo de combustível.

 

6. Utilize o “corte de alimentação”

Nas descidas, se pretender manter uma velocidade mais reduzida, trave com o motor, engrene uma mudança mais baixa. O “travão motor” se mantiver uma rotação acima das 1500 RPM, corta a admissão de combustível e o seu carro gasta “zero”!

 

7. Antecipe os momentos de paragem

A poupança de combustível consegue-se mantendo uma velocidade estabilizada sem acelerações ou travagens bruscas ou fortes e evitando paragens desnecessárias. Conduza por antecipação e quando detectar uma potencial situação de paragem na aproximação a rotundas, semáforos ou passagens de peões, diminua a velocidade, evitando travagens ou paragens desnecessárias.