O mês de Abril conheceu uma subida do mercado de carros novos de 18,2% face a idêntico período de 2016, fixando as vendas em 21.951  unidades, 14,2% das quais são comerciais ligeiros.

Este crescimento das vendas contrasta com a aparente estagnação do mês de março que, apesar de ter registado uma descida percentual face ao período homólogo, vendeu mais 7.567 veículos ligeiros que em abril de 2017.

A ACAP, responsável pela elaboração das tabelas, explica o crescimento de abril com os efeitos de sazonalidade provocados pelo calendário da Páscoa e por entregas ao rent-a-car .

Em termos acumulados, nos quatro primeiros meses do ano já foram matriculados 90.489 viaturas ligeiras, correspondendo a um crescimento de 6,4% face a idêntico período de 2016.

Por categorias, 78.698  são versões de passageiros (+5,8%) e 11.791 são unidades comerciais ligeiras (+10,6%).

Por marcas, estes são os factos que merecem destaque:

  • No total das contas de viaturas ligeiras, não há variações nos 5 primeiros lugares da tabela: Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz e Citroen
  • Destas 5 apenas a Volkswagen tem variações negativas e acentua a quebra de quota de mercado
  • Realce para o arranque de 49% da Renault em abril, impulsionada por cerca de mais 1000 unidades de ligeiros de passageiros (mais 52,8% face a abril de 2016)
  • Entre as 20 marcas mais vendidas, a maior subida percentual coube à Fiat: mais 49,7%. A variação positiva de 17,9% desde o inicio do ano contribuiu para a marca italiana recuperar quota de mercado, que é agora de 6,77% (era de 5,34 em abril de 2016)
  • Também no Top20, mas no acumulado de 2017, tanto nos ligeiros de passageiros (37,4%) como no total de modelos ligeiros, a Hyundai continua a ser a marca que regista uma variação percentual positiva mais forte: 51,1%. Percentualmente há uma subida bastante expressiva nos comerciais ligeiros, como resultado da aposta do novo importador da marca coreana
  • A Citroen continua a aguentar a pressão de ser a quinta marca do mercado, fruto do contributo das vendas de comerciais, segmento onde é a segunda marca mais procurada
  • Ainda nos comerciais, as duas marcas do grupo PSA (Citroen e Peugeot) continuam a representar quase um terço das vendas do segmento
  • Num confronto direto apenas de ligeiros de passageiros, a Mercedes-Benz volta a suplantar as vendas mensais da BMW por menos de 100 unidades (1.325 vs 1.233 carros de passageiros). Mas enquanto a marca de Estugarda cresce 12,3% em abril, a BMW trepa apenas 1%. Contudo, há um ano, a marca bávara vendia mais 41 unidades do que a Mercedes Benz (1.221 vs 1180 da MB)
  • É preciso descer à 26.ª posição da tabela de vendas, para encontrar uma alteração de lugares: a Alfa-Romeo suplanta a Jaguar no total acumulado desde o início do ano.
  • No Top20 acumulado de 2017, nos ligeiros, a Hyundai continua a ser a marca que regista uma variação percentual positiva mais forte: 51,1%

Pode descarregue AQUI as tabelas de matrículas de abril disponibilizadas pela ACAP.