Em abril de 2018, as vendas de automóveis novos de passageiros da UE registou um crescimento de 9,6% face ao mesmo mês de 2017, totalizando 1.306.273 unidades.
Em Portugal, pelas razões que aqui explicamos, o crescimento neste mês foi ainda superior: mais 13,8% face ao período homólogo de 2017.Analisando de forma rápida as vendas do mês constata-se:
Todos os grandes mercados registaram comportamento positivo, incluindo o Reino Unido:
- Espanha (+ 12,3%)
- Reino Unido (+ 10,4%)
- França (+ 9,0%)
- Alemanha (+ 8,0%)
- Itália (+ 6,5%)
Nos primeiros quatro meses o comportamento geral do mercado mostra um crescimento moderado de 2,7%, somando 5.478.442 automóveis novos de passageiros.
Dos maiores, o Reino Unido é quem revela maior quebras: -8,8%
Espanha (+ 11,0%), Alemanha (+ 5,0%) e França (+ 4,4%), viram as vendas crescer, enquanto a Itália praticamente manteve: mais 0,2%.
De janeiro a abril de 2018 o grupo Volkswagen continua a recuperar quota de mercado com uma taxa de crescimento de 6,5%, com expressão nos aumentos percentuais de todas as marcas, mas sobretudo da Skoda, Seat e VW.
Com mais de 1,22 milhões de unidades, o grupo Volkswagen mantém cerca de cerca de 1/4 das vendas europeias de ligeiros de passageiros na EU28 e regista valores superiores aos das vendas do próprio mercado alemão.
O grupo PSA continua a registar um crescimento homólogo da ordem dos 63,4%, uma vez que ainda não se concluiu um ano sobre a integração da Opel e da Vauxhall.
O total das vendas da Renault, Dacia, Lada e, a partir de agora, também Alpine, perfazem já mais de meio milhão de unidades e o grupo cresce 3,1% face a 2017.
Destas marcas, a Dacia é quem mais cresce: mais 15,1% face aos primeiros 4 meses de 2017.
Olhando isoladamente para as marcas, as 5 com maior número de vendas nos primeiros quatro meses de 2018 são a Volkswagen, Renault, Ford, Peugeot e Opel/Vauxhall.
Esta é a tabela oficial de vendas automóveis na Europa até abril de 2018.