O comércio de automóveis ligeiros novos em Portugal ressentiu-se das medidas adotadas por causa do estado de emergência e caiu 84,8% em abril de 2020, em comparação com os valores obtidos em 2019.

Com as concessões limitadas a vendas não presenciais, e apesar do esforço feito por muitas marcas para transitarem para o comércio online, foram registados apenas 2.749 viaturas ligeiras de passageiros e 948 ligeiros de mercadorias.

O quadro seguinte é demonstrativo da queda homóloga destes segmentos e da dimensão da variação negativa acumulada em 2020, que não é mais elevada devido à subida verificada no início deste ano.

Abril Janeiro – Abril
2020 2019 %Var 2020 2019 %Var
VLP 2.749 21.121 -87,0% 48.031 80.566 -40,4%
VCL 948 3.154 -69,9% 7.584 11.880 -36,2%
Total de Ligeiros 3.697 24.275 -84,8% 55.615 92.446 -39,8%

 

Em termos percentuais não é a maior queda registada no espaço europeu: Itália poderá ter caído 98% segundo notícia do Automotive News Europe, 96,5% em Espanha, de acordo com os dados da ANFAC ou 88,8% em França, refere o site autoactu.com

Ainda assim, para se ter uma dimensão da queda, a marca com mais ligeiros de passageiros matriculados foi a Peugeot com 332 unidades (2.510 registadas em abril de 2019) e que apenas as treze primeiras classificadas matricularam cem ou mais ligeiros de passageiros.

Abril 2020: matrículas de carros diesel superam as de carros a gasolina. Eletrificados com valores recorde

Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 principais marcas automóveis em abril de 2020

  ABRIL   JANEIRO a ABRIL 2020
  2020 2019 Variação 2020 2019 Variação
1.º Peugeot 332 2510 -86,8 5216 9133 -42,9
2.º Mercedes-Benz 311 1313 -76,3 4519 5639 -19,9
3.º BMW 264 1341 -80,3 3483 4837 -28,0
4.º Renault 237 2835 -91,6 5638 10636 -47,0
5.º Dacia 175 427 -59,0 1408 1944 -27,6
6.º Nissan 162 851 -81,0 2994 3436 -12,9
7.º Hyundai 136 680 -80,0 1474 2184 -32,5
8.º Volkswagen 109 986 -88,9 2147 3445 -37,7
9.º Ford 108 723 -85,1 2114 3372 -37,3
10.º Toyota 105 878 -88,0 2192 3069 -28,6
11.º Seat 102 1165 -91,2 2578 3663 -29,6
12.º Fiat 100 1405 -92,9 1821 5103 -64,3
13.º Volvo 100 474 -78,9 1010 1879 -46,2
14.º Citroën 72 1545 -95,3 2970 5690 -47,8
15.º Audi 59 294 -79,9 752 1091 -31,1

 

Já nos comerciais ligeiros só três conseguiram o mesmo feito: Peugeot, Renault e Citroen, por esta ordem, obtiveram um resultado superior a cem unidades matriculadas.

Esta é a tabela com os valores das 10 principais marcas automóveis no segmento dos ligeiros de mercadorias em abril de 2020:

ABRIL JANEIRO a ABRIL 2020
2020 2019 Variação 2020 2019 Variação
1.º Peugeot 186 535 -65,2 1707 2045 -16,5
2.º Renault 186 726 -74,4 1059 2719 -61,1
3.º Citroën 129 463 -72,1 1118 1528 -26,8
4.º Ford 85 192 -55,7 608 854 -28,8
5.º Fiat 76 283 -73,1 692 1138 -39,2
6.º Toyota 45 73 -38,4 379 479 -20,9
7.º Mitsubishi 34 126 -73,0 223 424 -47,4
8.º Opel 34 95 -64,2 510 393 29,8
9.º Iveco 31 94 -67,0 244 371 -34,2
10.º FUSO 31 51 -39,2 165 218 -24,3

 

Segue-se a tabela com o total de matrículas de automóveis ligeiros (VLP+VCL) das 15 principais marcas automóveis em abril de 2020 e os valores acumulados entre janeiro e abril deste ano:

 

ABRIL

 

JANEIRO a ABRIL 2020

  2020 2019 Variação 2020 2019 Variação
1.º Peugeot 518 3 045 -83,0 6 923 11178 -38,1
2.º Renault 423 3 561 -88,1 6 697 13355 -49,9
3.º Mercedes-Benz 336 1 524 -78,0 4 750 6 272 -24,3
4.º BMW 264 1 341 -80,3 3 483 4 837 -28,0
5.º Citroën 201 2 008 -90,0 4 088 7 218 -43,4
6.º Dacia 198 459 -56,9 1 481 2 049 -27,7
7.º Ford 193 915 -78,9 2 722 4 226 -35,6
8.º Fiat 176 1 688 -89,6 2 513 6 241 -59,7
9.º Nissan 169 913 -81,5 3 090 3 671 -15,8
10.º Toyota 150 951 -84,2 2 571 3 548 -27,5
11.º Volkswagen 137 1 122 -87,8 2 443 3 812 -35,9
12.º Hyundai 136 688 -80,2 1 477 2 236 -33,9
13.º Seat 102 1 165 -91,2 2 578 3 663 -29,6
14.º Volvo 100 474 -78,9 1 010 1 879 -46,2
15.º Opel 85 1 301 -93,5 2 683 5 387 -50,2

 

De notar que, nos primeiros quatro meses, só duas marcas automóveis – Peugeot e Renault – ultrapassaram um total acumulado de seis mil matrículas.

“Nem em Fevereiro de 2012, em plena crise financeira internacional, com uma descida histórica de 52,3%, o mercado caiu tanto num único mês, como no passado mês de Março (-56,6%) e em Abril de 2020 (-84,6%)”, refere o comunicado que acompanha as tabelas elaboradas pela ACAP.

Estas são as tabelas completas com o número de matrículas de veículos automóveis registados em Portugal em abril de 2020.