A ACAP – Associação Automóvel de Portugal propôs ao Governo um Plano de Apoio ao Sector Automóvel para minimizar o impacto da crise provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) no sector automóvel. A associação exige que as entidades competentes adotem um conjunto de medidas que ajudem a relançar a procura.

No imediato, a ACAP propõe as seguintes medidas:

  • Uma linha de apoio à compra de veículos elétricos que deverá ver a sua dotação aumentada em 100%
  • Um plano de incentivo ao abate de veículos em fim de vida – uma medida que já fazia parte de um pacote de propostas previamente apresentado pela associação. Apoiar a retirada de circulação de veículos com mais de 12 anos e incentivar a compra de um veículo novo de baixas emissões poluentes. Além disso, permitir a troca de um usado por outro usado que cumpra uma Norma Euro de emissões mais recentes
  • Uma linha de crédito específica para as empresas do sector com uma parte do capital a fundo perdido

https://fleetmagazine.pt/2020/03/18/associacoes-do-sector-automovel-exigem-medidas-imediatas/

Na primeira quinzena de abril foram matriculados 838 ligeiros de passageiros em Portugal, o que se traduz numa queda de 86% face ao mesmo período de 2019, diz a ACAP.

A associação estima ainda que, no período acima citado, o Estado tenha perdido receitas fiscais na ordem dos 15 milhões de euros.

Segundo a ACAP, o sector automóvel é responsável por 21% das receitas fiscais, 25% das exportações de bens transacionáveis e representa 19% do PIB nacional.