Em cada 100 veículos novos matriculados em Portugal, 3,4 são elétricos e, atualmente, o nosso país tem um rácio de 11,2 pontos de carregamento por cada 100 km de estrada (incluindo autoestradas e estradas nacionais), ocupando o quarto lugar na Europa. Portugal é ultrapassado apenas pela Holanda, Luxemburgo e Alemanha.

De acordo com um relatório da ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), as vendas de veículos movidos a energias alternativas apresentam, atualmente, um padrão irregular nos países membros da União Europeia.

Resumidamente, as vendas de veículos eletrificados, bem como os movidos a gás natural, diferem de país para país.

Embora a média da quota europeia de mercado de veículos movidos a energias alternativas esteja a aumentar, as discrepâncias entre os diversos países são preocupantes”, diz Eric-Mark Huitema, Diretor Geral da ACEA.

À medida que investimos na transição para uma mobilidade sem emissões, temos de garantir que nenhum país ou cidadão é esquecido”, diz Huitema.

Olhando para uma divisão geográfica das vendas dos veículos movidos a energias alternativas, a concentração destes é particularmente baixa na Europa Central e de Leste. Considerar uma quota de mercado de vendas de veículos elétricos acima dos 1,5% é uma realidade exclusiva dos países da Europa Ocidental.

O relatório da ACEA demonstra que a divisão não ocorre apenas entre o Este e o Oeste, mas também entre o Norte e o Sul. De facto, os veículos elétricos representam menos de 1% do total de vendas em Itália e Espanha – os terceiro e quarto maiores mercados da Europa, respetivamente.

A mobiliade deve ser acessível a todas as camadas da sociedade”, diz Huitema. É por isso que a ACEA está a interceder junto das entidades governamentais para promover a criação de incentivos sustentáveis que estimulem as vendas deste tipo de veículos na Europa, conclui o responsável.

Já a concentração de veículos movidos a gás natural está quase toda em Itália e na Alemanha (74% do total europeu). Quanto aos veículos movidos a célula de combustível, estes representam uma parcela insignificante no total de vendas de veículos de passageiros na Europa.

Diz a ACEA que se as regras de emissões de CO2 impostas pela União Europeia para 2025 e 2030 são para serem cumpridas, “as vendas de todos os tipos de veículos movidos a energias alternativas terão de aumentar rapidamente em todos os Estados membros”.

Mercado de veículos movidos a energias alternativas

  • Em 2018, 2% de todos os carros vendidos na Europa eram elétricos (+1,4% do que em 2014)
  • No ano passado, 3,8% dos veículos de passageiros na Europa eram híbridos elétricos
  • 0,4% dos carros vendidos em 2018 eram movidos a gás natural (uma descida de 0,4% desde 2014)
  • Em 2017, os veículos a gasolina foram o tipo de veículos mais vendido na União Europeia, uma posição que não ocupavam desde 2009
  • Em 2018 registou-se uma queda acentuada nas vendas dos veículos movidos a diesel, com uma procura maior por veículos a gasolina, o que resultou num aumento de 1,8% de emissões de CO2 por veículos novos
  • Na Europa, a média de emissões de CO2 por veículos novos é de 120,6 g/km; Em Portugal, a média de emissões de CO2 é de 106,3 g/km, estando mesmo no terceiro lugar dos países europeus que menos emissões de CO2 produzem, ficando apenas atrás da Holanda (105,5 g/km) e de Malta (105,9 g/km)

Infraestruturas

  • Embora se registe um crescimento na infraestrutura europeia de pontos de carregamento elétrico, o número total destes (perto de 144.000) continua aquém do que é necessário; Em Portugal, havia à data do estudo 1.596 pontos de carregamento elétrico
  • De acordo com estimativas da Comissão Europeia, são necessários pelo menos 2.8 milhões de pontos de carregamentos em 2030
  • Atualmente, quatro países (Holanda, Alemanha, França e Reino Unido) representam 76% dos pontos de carregamento para veículos elétricos
  • Quase todos os Estados membros que têm menos de um ponto de carregamento por 100 km’s de estrada têm uma quota de mercado de veículos eletrificados abaixo de 1%
  • Em 2018 havia apenas 47 estações de carregamento de hidrogénio espalhadas por onze países europeus
  • 17 dos atuais Estados europeus não têm uma estação de carregamento de hidrogénio; Em Portugal não foi vendido qualquer veículo movido a célula de combustível
  • Há perto de 3.400 estações de carregamento de gás na União Europeia, sendo que 2/3 destas estações estão concentradas na Itália e na Alemanha; Portugal tem 16 terminais de carregamento de gás natural