O número de acidentes que ocorre durante o estacionamento aumentou perto de 30% em 10 anos e as manobras de estacionamento representam 40% do total de acidentes rodoviários.
Estas são algumas das conclusões de um estudo elaborado em conjunto pelo Allianz Center for Technology (AZT) e pela Continental AG, que analisou as causas e consequências de mais de 3.500 acidentes de viação.
Os dados recolhidos indicam que a grande maioria dos acidentes ocorre quando os condutores estão a realizar manobras de marcha atrás (mais de 70 por cento dos casos) e que oito em cada dez acidentes são provocados por manobras de saída do estacionamento.
O estudo revela ainda que os condutores com mais de 65 anos são mais propensos a envolver-se em colisões com estas caraterísticas, apresentando 30 por cento mais probabilidades de ter acidentes durante o estacionamento do que os condutores com idades entre os 25 e os 64 anos.
Embora a percentagem de feridos registada em acidentes ocorridos em manobras de estacionamento seja bastante mais reduzida do que se verifica em colisões ocorridas em estrada (cerca de 4 por cento do total de feridos registados), a verdade é que quase metade destes acidentes (44 por cento) resulta em ferimentos para os ocupantes do veículo ou para terceiros. Ciclistas e peões são as vítimas mais frequentes.
O objetivo deste estudo é demonstrar a importância de equipamento de auxilio ao estacionamento, como os sensores de proximidade ou sistemas de parqueamento automático, já que os processos associados a este tipo de sinistros apresentam custos médios que variam entre os 1.700 e os 2.100 euros.

