A ADENE, Agência para a Energia, tem vindo a desenvolver um projeto-piloto com o objetivo de criar um processo de Certificação Energética para as frotas automóveis das empresas.
A iniciativa conta com o contributo da ALD Automotive, que está a testar a metodologia de certificação das frotas de veículos das empresas Altran, McDonald’s e Siemens, que prontamente se envolveram no projeto.
Agora e em resultado da necessidade de avaliar uma frota adicional com uma tipologia mais aproximada, em termos de dimensão, relativamente ao mercado português, o projeto passou também a contar com a participação da Samsung.
O objetivo é a validação de uma metodologia de certificação das frotas de veículos de empresas locatárias da ALD Automotive quanto à sua eficiência energética, com vista à concretização pela ADENE, de um potencial Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas que permita a certificação destes veículos e a realização de ações específicas junto das empresas com vista à redução de consumos de combustível e de emissões de gases poluentes.
A poucos meses da conclusão da sua implementação e com quatro frotas em estudo, está prevista, no primeiro trimestre deste ano, a divulgação de resultados sobre as avaliações realizadas.